Pacote de melhorias para o Centro é apresentado no Solar do Barão

Publicada em 13/05/2022 às 16:43

A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) apresentou, na noite de quinta-feira (12), o Programa de Despoluição e Requalificação Urbana da Paisagem do Centro, que trará investimentos e melhorias para a região central de Jundiaí. O encontro foi realizado no Museu Solar do Barão e contou com a presença de moradores e comerciantes.

A apresentação foi feita pelo gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, que explanou as principais necessidades e pedidos da população e lojistas. “As regiões centrais têm sido um grande desafio para as gestões municipais, não só em Jundiaí, mas em todo o Brasil e no mundo. Temos trabalhado para tornar o Centro mais atraente para a população e este será mais um importante passo”, afirma.

Segundo o gestor, a recuperação das fachadas das edificações antigas do centro da cidade significa, além da despoluição visual e melhoria da paisagem urbana, “o resgate da nossa história e dos nossos valores, com reflexos no comportamento de todos os que trabalham e transitam pelo centro e, consequentemente, na sensação segurança”.

Gestor Sinésio, usando suéter verde escuro, faz explanação sobre a futura reforma no Centro de Jundiaí.
Sinésio apresenta as prioridades para a reforma das praças no Centro de Jundiaí

A Prefeitura participará na recuperação e requalificação da área central com a realização de investimentos significativos de melhoria dos espaços públicos, iniciando pela revitalização das praças. “Em poucos meses abriremos a primeira licitação, e iniciaremos as reformas pela Praça Dom Pedro II, localizada em frente ao Hospital São Vicente”, afirma Sinésio.

Outro ponto bastante tratado foi a questão dos moradores em situação de rua, que têm permanecido em alguns locais e afastam a população. “Mais iluminação e calçadas maiores seria ótimo, mas hoje o que mais espanta nossa clientela são os moradores em situação de rua e os pedintes que ficam pelas ruas”, comenta Danilo Arkchimor Milamonti, gerente de uma loja na rua Barão de Jundiaí.

“É inevitável que os clientes comparem o Centro de Jundiaí com os shoppings, e temos ficado em desvantagem. Precisamos de atrações para as crianças e melhores condições de estacionamento, pois nosso comércio é forte e de qualidade, basta uma melhoria nos atrativos ao redor das lojas”, completa.

Sala do Museu Solar do Barão, com piso em madeira, recebe visitantes, sentados em cadeiras, para a explanação do gestor Sinésio.
Museu Solar do Barão recebe moradores e comerciantes para apresentação da UGPUMA

No final, foram definidas datas e procedimentos para as ações de adequação da publicidade, paralelamente ao desenvolvimento dos investimentos públicos na região. Os próximos passos serão a realização das licitações para início das obras. 

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/13/pacote-de-melhorias-para-o-centro-e-apresentado-no-solar-do-barao/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original