Agenda cultural do fim de semana traz exposições e atrações gratuitas pelo programa Cidade das Crianças

Publicada em 20/05/2022 às 12:06

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) apresenta novamente para este final de semana uma variada programação em seus equipamentos culturais, com entrada gratuita em várias ações, como as exposições na Pinacoteca e no Solar do Barão e as atrações pelo programa municipal Cidade das Crianças. Confira a programação completa:

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF)
“O sentido da vida nas relações atuais” é o tema da palestra/diálogo que os psicólogos Josiel Rodrigues e Francisco Nascimento apresentam no auditório da Biblioteca neste sábado (21), a partir das 10h, com entrada franca.

Também no sábado (21), crianças a partir de seis anos são convidadas a participar da Oficina arte-educativa “Mãos à Obra”, com a artista plástica e poetisa Valquíria Malagoli, autora da exposição “Olhos sobre Óleo” na Galeria Jundiaí da biblioteca. Com 35 vagas gratuitas, a atividade é gratuita e voltada para inscritos, a partir das 11h, com visita à exposição e oficina em que os participantes terão a oportunidade de conhecer os vários materiais utilizados pela artista na elaboração de suas telas.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos. O horário de atendimento foi ampliado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Biblioteca estendeu seu horário de funcionamento e aos sábados tem atrações gratuitas para o público infantojuvenil e seus cuidadores

Fábrica das Infâncias Japy
Neste sábado (21), a partir das 10h30, crianças de quatro a dez anos poderão acompanhar a apresentação do Grupo Grifo de Teatro, com o espetáculo “Sebastião, o Marinheiro”, inspirado no texto teatral “Pluft, o fantasminha”. O enredo traz o ponto de vista de Sebastião sobre a história da busca pelo tesouro do Capitão Bonanza. Um espetáculo recheado de aventura e reviravoltas.

Já no domingo (22), também às 10h30, crianças da mesma faixa-etária poderão acompanhar a Cia. Gatos Gordos com a performance de contação de histórias “Animal”, quando serão apresentadas duas histórias. A primeira será “O Velório da Dona Onça” e a segunda “A Vaca que queria botar ovo”, duas divertidas histórias em que o público poderá interagir com as artistas

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita e será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Grupo Grifo de Teatro (foto) e Cia. Gatos Gordos são as atrações da Fábrica das Infâncias Japy no fim de semana

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
A Pinacoteca sedia até o dia 03 de julho duas novas exposições: “Nonni di São Paulo”, do artista Oliviero Pluviano, e “Paesani”, com obras do fotógrafo Emidio Luisi. Em homenagem à imigração italiana ao País, as mostras contarão com um destaque especial também para a comunidade italojundiaiense e visitação gratuita.

“Nonni di São Paulo” (Avôs de São Paulo) reúne material referente ao período de 1887 e 1978, quando a Hospedaria de Imigrantes do Brás recebeu mais de 800 mil migrantes italianos com diferentes destinos e vivências tornando essa a nacionalidade predominante em termos quantitativos, entre as mais de 70 registradas nos documentos históricos do local.

“Nonni di São Paulo” pode ser visitada gratuitamente até 03 de julho

Já “Paesani” (conterrâneo, em napolitano) é uma exposição fotográfica que reúne uma seleção de fotografias feitas por Emidio Luisi, resultado de uma pesquisa iniciada em 1982 sobre a história da imigração italiana na capital paulista, quando Luisi era assistente do fotógrafo italiano Sandro Spini, e que também resultou no livro “Ue’ Paesà” (Olá companheiro, em napolitano), que traz fotos de Luisi e textos de Wladimir Catanzaro.

A Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

“Paesani” traz seleção de fotografias feitas por Emidio Luisi e outros objetos das famílias italianas

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
A exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, dedicada à memória da bailarina, cenógrafa e coreógrafa Glória da Silva Rocha e que mostra também um pouco da história do Ballet e da Dança em geral no Município, pode ser visitada até o dia 26 de junho e tem entrada franca.

Além da exposição, o visitante também poderá conhecer os jardins do Solar, com as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro e fica aberto ao público para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

A exposição “Legados de Glória” fica no museu até o dia 26 de junho

Complexo Fepasa
Além dos ensaios e reuniões agendadas nos espaços do Complexo, sede da UGC, a Sala Jundiaí de espetáculos recebe neste sábado (21), a partir das 16h30, o espetáculo “Partes de um Só!”, com os alunos da La Bella Arte Escola de Dança. Com coreografia de Gustavo Donatti e direção geral de Tamiris Guerrero e Júlia Carrara Quaggio, o espetáculo tem entrada franca e ressalta o cotidiano, que, misturando em partes, torna a vida cheia de mistérios e dinâmicas diferentes, que se espelham e se completam nos tornando um só. Um só objetivo, um só corpo dançante, são várias partes de um só.

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

Teatro Polytheama
A programação no teatro começa já nesta sexta-feira (20), com o “Tributo Show Elvis Presley”, a partir das 20h. A atração tem classificação indicativa livre e duração de 100 minutos. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou pela internet, na plataforma Sympla.

Já neste sábado (21), a partir das 20h, tem o espetáculo circense “Parede de Memórias” com a Eleve Circo e Arte. O espetáculo tem classificação livre e duração de 80 minutos. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou pela internet, na plataforma Sympla.

“Coldplay Live Experience” é a atração de domingo (22), a partir das 19h, que também tem classificação livre e duração de 90 minutos. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou pela internet, na plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Os ingressos para as atrações no Polytheama podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou pela plataforma Sympla

Pracinha da Cultura do Vista Alegre
Neste sábado (21), duas oficinas movimentam o espaço: para inscritos, neste sábado (21) tem oficina de Capoeira para crianças a partir de sete anos, das 9h30 às 10h30, e de Maracatu, das 14h às 16h.

Além dessas, são promovidas também ao longo da semana as oficinas de Artesanato, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Teatro em Inglês e Zumba. Os interessados nas vagas disponíveis devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira.

A Pracinha da Cultura fica na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

Próximas atrações
Na próxima quinta-feira (26), a partir das 19h30, o Teatro Polytheama recebe a edição de maio da ação Música & Histórias, que traz como tema “Projeto Ary Barroso no Coração do Brasil”. Com classificação livre, os ingressos gratuitos (dois por solicitante) poderão ser retirados na bilheteria do Teatro ou na internet, pela plataforma Sympla, a partir das 10h30 desta terça-feira (24).

Já na sexta-feira (27), das 19h às 22h, e no sábado (28), das 10h às 22h, o Complexo Fepasa recebe o Festival CulturaMais, com apresentações de Música, Teatro, Dança e Propostas Formativas e entrada gratuita.

E no domingo (29) é a volta do Cultura nos Bairros, que desta vez será no complexo esportivo Jardim Ângela (rua Primo Fillipini, 160, Vila Aparecida), que, também com entrada franca, traz música, contação de história, demonstração de karatê e barracas de artesanato do Jundiaí Feito à Mão e de gastronomia, com os permissionários dos varejões noturnos.

Edição de maio do Cultura nos Bairros será no domingo (29), no complexo esportivo Jardim Ângela

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/20/agenda-cultural-do-fim-de-semana-traz-exposicoes-e-atracoes-gratuitas-pelo-programa-cidade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original