Em uma semana de ações consecutivas, Operação Noites Frias realizou cerca de 600 abordagens pelas ruas

Publicada em 23/05/2022 às 17:59

A Operação Noites Frias chega nesta segunda-feira (23) à marca de uma semana de ações ininterruptas de intensificação de buscas-ativas de pessoas em situação de rua por conta das baixas temperaturas. Em sete noites de Operação, as equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e do Serviço Especializado de Abordagem Social realizaram 583 abordagens, que resultaram, após aceite por parte do abordado, em 430 acolhimentos, que são os pernoites nos abrigos municipais.

“A busca-ativa para oferta de acolhimento é realizada cotidianamente pelas equipes. Durante a Operação, no entanto, o número de equipes pelas ruas aumenta, a fim de garantir a preservação da vida desses indivíduos contra o frio. Em 2022 a Operação foi iniciada em abril e já totalizou 16 noites, perfazendo 1.054 abordagens e 713 acolhimentos”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Durante as abordagens, para os abordados que recusam o acolhimento, as equipes distribuem cobertores para proteção contra o frio. Pelo Operação, já foram entregues este ano 450 cobertores, dos quais cerca de 250 somente esta semana. Também são ofertadas toucas, luvas e água.

Foto noturna de fachada da casa de passagem, com pessoas com roupas de frio caminhando em corredor
Abordados que dão aceite ao acolhimento são encaminhados aos abrigos municipais, entre eles a casa de passagem

“Jundiaí conta com uma rede socioassistencial muito bem estruturada para o atendimento à população em situação de rua, composta pelos equipamentos e serviços necessários para os cuidados técnicos e acolhimentos. Mas o melhor desta rede são os seus profissionais, que neste período esforçam-se ainda mais para cobrir todos os cantos da cidade e oferecer o acolhimento e proteção a essas pessoas nas noites mais frias”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A Operação Noites Frias é acionada sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C, independente do período. Quem identificar pessoa em situação de rua deve orientá-la a procurar o Centro Pop, que é aporta de entrada da rede socioassistencial para atendimento da população em situação de rua. Localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, o equipamento atende em horário comercial e presta atendimento técnico e oferta de alimentação e higiene, além de identificação de demandas. De lá os acolhidos são direcionados às vagas para pernoite, nos abrigos das organizações da sociedade civil (OSC) com as quais a Prefeitura celebra parceria para atendimento.

Já com atendimento 24 horas por dia, o SEAS atende a chamados da população pelo telefone (11) 98531-0146 e pode ser acionado sempre que algum munícipe identificar situação de atendimento. O serviço conta com veículo e equipe técnica, que realiza a abordagem no local e faz a oferta dos serviços.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/23/em-uma-semana-de-acoes-consecutivas-operacao-noites-frias-realizou-cerca-de-600-abordagens-pelas-ruas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original