Idosos participam de ações da Campanha Maio Amarelo

Publicada em 25/05/2022 às 13:05

Em comemoração à Campanha Maio Amarelo, através de uma parceria entre as Unidades de Gestão da Casa Civil (UGCC) – Assessoria de Políticas para o Idoso, a Unidade de Gestão de Mobilidade de Transporte (UGMT), Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), são desenvolvidas ações com os idosos para reflexão sobre a responsabilidade em preservar vidas e contribuir para um trânsito mais seguro. As primeiras atividades foram realizadas no Centro Comunitário Torres de São José e Centro de Convivência do Idoso (CCI). Na próxima semana, o Complexo Esportivo Antônio de Lima receberá a palestra.

Realizada pelo palestrante voluntário, Francisco Pires de Oliveira, consultor em segurança viária, com 43 anos de experiência em operação em Rodovias do país, o idoso atua com treinamentos para equipes técnicas e contribuiu com sua experiência para os participantes.

Participantes de atividades no CCI receberam orientações sobre segurança no trânsito

Dentre os tópicos abordados constam os custos e consequências dos acidentes de trânsito no Brasil, os efeitos do álcool e direção, perigos do uso do celular no volante, sono e imprudência como alguns dos fatores causadores de acidentes e vítimas no trânsito.

Segundo a aluna Dirce Vila de Castro Belloli, de 69 anos, participante do grupo de ginástica do Bairro Torres de São José, esses encontros são importantes e esclarecedores. “Devemos ficar atentos ao trânsito. A inciativa de colocar essas atividades específicas são muito importantes”, comentou.

A frequentadora do CCI, Josefa Franzini, de 80 anos, enfatizou a necessidade de mais educação no trânsito e também gostou da vivência e experiência sobre os cuidados no trânsito.

Para a assessora de Políticas Públicas para Idosos, Alessandra Citelli, a união e o trabalho interplataformas colabora para a disseminação de conhecimento entre a população. “O Maio Amarelo é uma iniciativa importante, e, quanto mais pessoas pudermos sensibilizar sobre a necessidade de educação no trânsito e cuidados, melhor será para a cidade”, comentou.

“Jundiaí conta com gestão em plataformas exatamente para que as ações sejam potencializadas. A realização de atividades pelas assessorias de políticas públicas para o idoso são realizadas com o foco especial para o grupo, de maneira que eles também se tornem multiplicadores de conhecimento, cuidados e informações”, detalhou o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos.

Palestrante Francisco Pires de Oliveira orientou sobre cuidados no trânsito no Centro Comunitário do Torres de São José

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/25/idosos-participam-de-acoes-da-campanha-maio-amarelo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original