Superendividados: Procon Jundiaí pode auxiliar a sair do sufoco 

Publicada em 02/06/2022 às 07:25

Os boletos já não acompanham a sua renda e você se enrolou na hora de fazer os pagamentos? O Procon Jundiaí tem um atendimento especial para os chamados ‘superendividados’.  “O objetivo é auxiliar os consumidores orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os credores”, explica a chefe do Procon Jundiaí, Gabriela Ribas Glinternik. Segundo ela, de 1º junho de 2021 a 1º de junho de 2022, 87 agendamentos relacionados aos superendividados foram registrados. 

A renegociação engloba as chamadas dívidas de consumo, como são os boletos e carnês, em sua maioria. Contas de água e luz, empréstimos contratados em bancos e financeiras, crediários e parcelamentos em geral. Tanto as contas vencidas quanto aquelas a vencer fazem parte da lista de dívidas contempladas pela lei. 

No entanto, fica o alerta. Não são todos os casos e consumidores que podem ser considerados como superendividados. “Quando não se encaixam no caso de superendividamento, os consumidores podem pedir a renegociação da dívida aos credores.” 

Procon Jundiaí atende pessoas superendividadas a partir de inscrições

Não renegociáveis – Não entram na lista da renegociação dos superendividados os produtos e serviços de luxo, créditos habitacionais ou rurais. Também não entram créditos consignados dentro da margem legal consignável, dívidas contraídas por atividades profissionais, indenizações, pensão alimentícia, dívidas fiscais (impostos, multas, taxas etc.), dívidas habitacionais (subsidiados ou não), dívidas que já estão sendo discutidas no Poder Judiciário (ações judiciais).

A Lei do superendividamento é a n.º 14.181/21 e não se aplica ao consumidor cujas dívidas tenham sido adquiridas mediante fraude ou má-fé. “A pessoa superendividada pode solicitar a renegociação das dívidas no Tribunal de Justiça do seu Estado, onde será realizada uma conciliação com todos os credores para a elaboração de um plano de pagamentos que caiba no seu orçamento. E, para tornar ainda mais ágil, essa conciliação também pode ser realizada nos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, como Procon, Defensoria Pública e Ministério Público”, destaca Gabriela. 

Através do Convênio com a Fundação Procon SP, por meio da equipe do Núcleo de Tratamento do Superendividamento (NTS), da Diretoria de Relações Institucionais, o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) é um trabalho conjunto do Núcleo de Tratamento do Superendividamento da Fundação Procon-SP e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo  (TJ/SP).  
Entre em contato – Os consumidores podem fazer a sua inscrição diretamente no site da Fundação ProconSP: clique aqui.

Feita a inscrição a equipe do Núcleo de Tratamento do Superendividamento fará análise em até 30 dias entrará em contato com o consumidor inscrito. Ou de forma presencial no Procon Jundiaí, com agendamento : clique aqui (exclusivo para moradores de Jundiaí).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/02/superendividados-procon-jundiai-pode-auxiliar-a-sair-do-sufoco/