Horta Urbana Fazenda Grande é inaugurada com plantio de mudas
Publicada em 04/06/2022 às 16:55Foi inaugurada na manhã deste sábado (4) a Horta Urbana Fazenda Grande, com a entrega da construção ecológica, realizada em parceria com o Sesc Jundiaí. A inauguração faz parte das comemorações do Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente em 5 de junho. No local, que já conta com hortaliças em desenvolvimento, houve também o plantio de um canteiro de flores comestíveis por crianças do bairro, além de mudas nas proximidades, integrando o programa Pé de Árvore.
Lançado em 2021, pelo Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), o programa Horta Urbana disponibiliza áreas públicas ociosas para os munícipes que desejam cultivá-las. Atualmente são 21 permissionários, em áreas espalhadas em diversos bairros, com sete hortas ativas e 14 em fase de estruturação.
“Com a inauguração dessa, que é a primeira, o momento é de muita alegria. A importância desse programa evidencia que aqui há muito mais suor e solidariedade do que recursos financeiros aplicados. Fica a manifestação do nosso desejo de dar continuidade com as demais”, afirmou o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, agradecendo a dedicação de todos.
A horta do Fazenda Grande tem como beneficiária a moradora Célia Fernandes Micheloti. “Será um ponto de venda, onde a comunidade local pode visitar, prestigiar e encontrar uma variedade de verduras e ervas aromáticas. Pra mim é uma grande oportunidade de geração de renda e uma satisfação ser permissionária, um sonho que se torna realidade. O espaço será cuidado com o maior respeito e carinho”, pontuou Célia.
Função social ao espaço
O objetivo do programa é dar uma função social aos terrenos públicos, oferecendo alternativas para promover a segurança alimentar dos munícipes e uma fonte de renda alternativa para a população. Dessa forma, estimula a economia solidária e as práticas comunitárias em espaços públicos, incentivando o contato de crianças e adolescentes com a natureza. É uma valiosa contribuição para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
“O plantio do canteiro de flores comestíveis é um modelo que vamos reproduzir nas demais hortas, despertando nas crianças o desejo pela alimentação saudável e o cuidado com a natureza, que se aprendem por meio do contato com a terra”, celebrou a diretora do departamento de Urbanismo, Sylvia Barbosa Angelini.
Para o bem da comunidade
O espaço também recebeu intervenções durante o curso de Técnicas Bioconstrutivas e Permacultura, ministrado pelo Sesc. “A horta urbana é uma ideia fantástica. Tenho muito orgulho de participar dessa inauguração: um marco na utilização de espaços públicos que voltam para o bem da comunidade. A construção ecológica utilizou materiais orgânicos, otimizando recursos disponíveis. O meio ambiente somos todos nós e a natureza. Ao Sesc cabe a ação educativa. Só podemos transformar se cada um fizer sua parte”, enfatizou a gerente do Sesc Jundiaí, Celina Tamashiro.
Além de melhorar a qualidade ambiental e paisagística da cidade, as hortas urbanas também reforçam os laços de vizinhança. O programa tem o apoio das Unidades de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Escola de Governo, Infraestrutura e Serviços Públicos.
-
14/03/2024
Mês das Águas: uso consciente e mudanças climáticas são destaque no Mundo das Crianças
-
27/01/2024
Horta Urbana do Anhangabaú recebe visita de representantes de restaurantes de Jundiaí
-
12/12/2023
Programa Horta Urbana recebe menção honrosa em São Paulo
-
28/11/2023
FUMAS promove oficina de pintura em tela para idosos do Condomínio do Fazenda Grande
Baixe as fotos desta notícia na resolução original