Mudanças climáticas é tema de conversa durante a programação da Semana do Meio Ambiente

Publicada em 08/06/2022 às 07:19

Em continuidade à programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e a Fundação Serra do Japi promoveram, na tarde de terça-feira (7), a discussão “Mudanças climáticas e as fragilidades urbanas: O papel das soluções baseadas na natureza nas cidades”, com a Dra. Fabiana Barbi Seleguim, pesquisadora Nepam-Unicamp.

Participaram do evento o gestor da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes, assim como munícipes que se inscreveram para participar da discussão. 

Fabiana abriu a explanação com números sobre os desafios das mudanças climáticas com dados do último relatório do IPCC. “Ao se trazer para a realidade, quais os efeitos dessas mudanças no Estado de São Paulo? São as alterações no regime de chuvas com eventos extremos com grandes volumes de chuva ou de secas; aumento da temperatura do ar, com ondas de calor e consequente aumento do nível do mar”, explicou.

Dra. Fabiana comentou sobre as mudanças climáticas

A maior parte da população, 85% da população brasileira, vive em áreas urbanas. “Os problemas já existentes nas cidades serão intensificados com as mudanças climáticas. Até 2050, ⅔ da população estará em áreas urbanas, só que 60% da infraestrutura urbana ainda não foi construída. O que precisamos mudar, pensar e planejar, uma vez que as decisões do agora vão afetar completamente esse futuro”, lembrou a doutora.

O desafio deve ser respondido no multinível, multiagentes, multissetorial e multidimensional. “Estudos mostram que soluções baseadas na natureza no combate às mudanças climáticas são de baixo arrependimento e menos custosas. São ações como recuperação de mata ciliar  em trechos urbanos para reduzir o risco de enchentes, parque linear, corredores ecológicos, entre outros, que apresentam uma série de co- benefícios”, explicou. 

Após a explanação dos temas, a Dra. Fabiana respondeu dúvidas enviadas pelos participantes inscritos no evento. 

Fabiana Barbi é socióloga (Unicamp), mestre em Ciência Ambiental (USP) e doutora em Ambiente e Sociedade (Unicamp). Foi pesquisadora visitante na San Francisco State University (EUA), Fudan University (Shanghai/China) e York University (Toronto/Canadá). É membro das redes de pesquisadores do Earth System Governance/Future Earth e da UCCRN (Urban Climate Change Research Network). É autora dos livros “Cidades Sustentáveis” e “Mudanças Climáticas e Respostas Políticas nas Cidades”. Tem mais de 50 capítulos de livros e artigos publicados. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam, Unicamp) e consultora ambiental.

O encerramento das comemorações da Semana do Meio Ambiente  será nesta quarta-feira (8), às 18 horas, com a apresentação do Plano de Trabalho para o desenvolvimento dos estudos e projetos do Plano de Requalificação do Vale do Rio Jundiaí, no Espaço Jundiaí Empreendedora, no 3º piso do Maxi Shopping Jundiaí. A população está convidada para participar. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/08/mudancas-climaticas-e-tema-de-conversa-durante-a-programacao-da-semana-do-meio-ambiente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original