Apresentação do Plano de Trabalho do Vale do Rio Jundiaí encerra a programação da Semana do Meio Ambiente

Publicada em 09/06/2022 às 08:58

A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) promoveu, na noite de quarta-feira (8), o encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente, com a apresentação do Plano de Trabalho dos estudos de Requalificação do Vale do Rio Jundiaí, no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping Jundiaí.

O gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, falou sobre o contrato assinado para o estudo. “Com prazo de um ano, o Plano de Trabalho prevê a definição de diretrizes para os 28 quilômetros do Vale do rio Jundiaí e o desenvolvimento do projeto básico para um trecho de um quilômetro, compreendido entre o Viaduto da Avenida São João e a rua José Belesso. Faremos reuniões periódicas para prestação de contas e discussão com a população das soluções encontradas”, afirmou. 

A ideia começou com o concurso realizado em 2019 para buscar ações de como requalificar o vale, resolvendo as dimensões necessárias. “O objetivo é repensar o papel do vale do rio Jundiaí, no município, criando um novo desenho urbano para a área. Redefinir condições de adensamento, mobilidade e preservação do meio ambiente a partir do histórico e cultural”, alega Sinésio.

Concluído o concurso, foi trabalhada a licitação para realizar o projeto. Sinésio ainda lembrou que a concretização do Plano é no longo prazo, depende da definição de diretrizes que assegurem a preservação dos espaços necessários para a adequação do canal do curso d’água e que o Vale do rio Jundiaí pode se constituir em um importante corredor de integração regional. “Os 28 quilômetros no município de Jundiaí ficam dentro da zona urbana e podem ser usados como corredor de mobilidade e lazer, com infraestrutura adequada ao transporte coletivo, ao trânsito de ciclistas e pedestres, um corredor de qualidade de vida”, comentou o gestor.

O projeto básico contratado abrange o estudo hidrológico, projeto hidráulico do canal dimensionado conforme parâmetros atuais recomendados pelo DAEE, infraestrutura de saneamento, projetos estruturais de pontes e galerias se necessário, projeto urbanístico, e definição da área de influência para efeito de implantação de operação urbana consorciada ou instrumento equivalente.

A previsão é que o contrato com a empresa vencedora, o Consórcio Jundiáy seja assinado nas próximas semanas e o trabalho iniciado em julho e realizado dentro de 12 meses.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em um auditório, pessoas assistem a uma palestra, sentados em cadeiras.
À frente, um homem de cabelos brancos, faz a apresentação em uma grande tela.
Sinésio apresentou o Plano de Trabalho para os participantes

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/09/apresentacao-do-plano-de-trabalho-do-vale-do-rio-jundiai-encerra-a-programacao-da-semana-do-meio-ambiente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original