Rafael, de 6 anos, é protagonista de evento sobre balanço da gestão municipal

Publicada em 11/06/2022 às 13:43

Você já parou para pensar o quanto os projetos e o crescimento de uma cidade impactam a vida de quem acabou de nascer? Há quase seis anos, Jundiaí fez uma escolha: a de criar e implantar políticas públicas pensando na próxima geração, ou seja, nas crianças. Por isso, neste sábado (11), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) reuniu pais, alunos e os profissionais da pasta no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI) para um balanço para lá de especial sobre os impactos da gestão municipal na vida da garotada.

E um dos protagonistas desse bate-papo sobre a Cidade das Crianças, que contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, foi o Rafael dos Santos Medeiros, de 6 anos. O menino de sorriso fácil e cabelo de anjo nasceu no Hospital Universitário dia 1 de janeiro de 2017. Além disso, ao longo dos primeiros anos de vida foi atendido pela Creche Galeão Coutinho, conveniada da Prefeitura.

Logo quando ouviu as primeiras palavras de Rafael, a mãe do garoto, Maria Iza dos Santos, notou que ele tinha algumas dificuldades na fala. “A escola na qual ele estuda atualmente, a EMEB Rotary Club, tem sido essencial para o desenvolvimento do meu filho, que também frequenta a ATEAL. Sou muito grata por toda a atenção que recebo”, comentou.

Ela lembrou ainda que recebeu toda a assistência da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) desde que Rafael nasceu. “De lá para cá, sigo usando os serviços do município e só tenho elogios. Sempre que preciso, sou atendida com excelência.”

Assim como Rafa, outras 14 crianças nasceram no Hospital Universitário no dia 1 de janeiro de 2017. Dessas, 12 usam equipamentos públicos, como as Unidades Básicas de Saúde e escolas municipais.
Um vídeo com a história de quatro delas foi exibido e emocionou o prefeito. “Ninguém faz nada sozinho, por isso sou muito grato à equipe da educação por todo esse trabalho dedicado à cidade e às crianças. Fizemos uma escolha no começo do governo, que foi cuidar das pessoas e desenvolver políticas públicas desde a primeira infância. Por isso, ver como estão as crianças com essa faixa etária é algo emblemático, pois o processo de formação de cada uma delas foi de nossa responsabilidade”, comentou Luiz Fernando.

A gestora da Educação, Vastí Ferrari Marques, também marcou presença. “Nada melhor que as próprias crianças falarem sobre os impactos que os investimentos realizados pelo poder público têm na vida delas.”

Tablets, computadores, robôs para programação computacional, computadores e telas interativas são equipamentos de tecnologia educacional que, desde o início do ano letivo de 2022, fazem parte da realidade dos estudantes do programa Escola Inovadora de Jundiaí, da rede municipal de ensino. “São mais de R$ 12 milhões em investimentos na aquisição dos equipamentos, materiais e formação dos educadores”, destacou Vastí.

Jundiaí integra a Rede Mundial Cidade das Crianças e o programa Urban95. Além disso, instituiu o Comitê das Crianças, para, muito além de ouvir as opiniões, colocar em prática as ideias da garotada para a cidade.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/11/rafael-de-6-anos-e-protagonista-de-evento-sobre-balanco-da-gestao-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original