Educadores operacionais e administrativos participam de formação sobre comunicação assertiva e não violenta

Publicada em 15/06/2022 às 08:17

A formação de educadores, um dos pilares do programa Escola Inovadora, é oferecida a todos os profissionais da rede municipal de Jundiaí. Nesta quarta-feira (14), o Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação (UGE) promoveu, em parceria com o SENAC-Jundiaí, o segundo encontro de formação do Projeto “Eu também educo”, que aconteceu de forma remota para os  agentes de serviços operacionais, assistentes administrativos e cozinheiros que atuam na rede municipal de ensino.

Marcos Eduardo dos Santos Pereira, docente do SENAC, abriu a capacitação com um vídeo que trouxe a reflexão sobre o uso de celulares e dispositivos móveis, que restringem a interação entre as pessoas. “Faço um convite para vocês: desconectem-se para conectar e reconectar com seu interior, essência e autoconhecimento. Precisamos pensar no quanto estamos presentes. Estou de fato prestando atenção no que o outro está comunicando?”.

O docente explicou que o símbolo da comunicação não violenta é a girafa. “Grandes orelhas para escutar com empatia, pescoço longo para ver além dos julgamentos e o maior coração dos mamíferos, por isso ela tem essa simbologia”.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Tela de aula on-line, imagem no professor no lado esquerdo e slide no lado direito
Capacitação abordou a Comunicação Não Violenta

A Comunicação Não Violenta (CNV) traz os pilares: tomar as responsabilidades e assumir as consequências; falar do que importa com clareza a todo momento; CNV é uma prática de compaixão, é a linguagem de cooperação e colaboração.

Marcos ainda explanou sobre a importância do diálogo, sobre a diferença com a discussão e abordou a escuta ativa. “A premissa básica é demonstrar interesse e ouvir a história do outro em relação a um conflito, por exemplo; o quanto estou presente e abro espaço para o diálogo. As dicas para uma escuta ativa são: ser flexível, ouvir atentamente a mensagem por completo, procurar entender o ponto de vista do outro e deixar de lado preferências e preconceitos”, comentou.

Durante a formação, foram abordados temas comuns entre as áreas de atuação e específicos a cada uma das funções, apresentando exemplos e situações dentro da CNV, além de propostas atividades para reflexão dos participantes sobre as causas dos problemas na comunicação.

A capacitação de hoje faz parte de uma série de quatro encontros formativos que iniciaram em maio e encerrarão em agosto. “Compreender a CNV é essencial para o desenvolvimento profissional dos educadores. Possuir a habilidade de responder às  diversidades emocionais que surgem no dia a dia, fortalece a qualidade das interações sociais no ambiente escolar”,  afirma a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/15/educadores-operacionais-e-administrativos-participam-de-formacao-sobre-comunicacao-assertiva-e-nao-violenta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original