Escuta ativa e tecnologias educacionais trabalham o protagonismo dos estudantes na EMEB Candelário

Publicada em 19/06/2022 às 08:10

A opinião das crianças e a participação delas na construção dos melhores ambientes e espaços é levada a sério em Jundiaí. A Cidade das Crianças utiliza a escuta ativa para ouvir e entender a necessidade das demandas dos estudantes da rede municipal de ensino do programa Escola Inovadora. Exemplo está no Conselho de Classe da EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas, onde os estudantes são ouvidos, as soluções encontradas e colocadas em prática com a ajuda das tecnologias educacionais oferecidas pela Unidade de Gestão de Educação (UGE).

“Em Jundiaí, as crianças têm voz. Acreditamos que a construção de uma cidade deve passar pelas crianças. Com o programa Escola Inovadora conseguimos unir a participação das crianças e ainda colocar em prática as soluções encontradas por elas para os problemas que apontaram, com a ajuda de tecnologias como computadores, tablets, telas interativas e impressoras 3D. Aqui, as crianças são protagonistas”, enfatiza o prefeito Luiz Fernando Machado.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em um laboratório de escola, estudantes estão sentados em frente a mesas com computadores. Ao fundo há uma grande tela.
Estudantes utilizam as tecnologias digitais para as soluções encontradas pelo Conselho de Alunos

A escola é exemplo do trabalho de escuta ativa. Os estudantes participaram ativamente do projeto para a construção do novo prédio, que se tornou a maior unidade da Escola Inovadora na cidade e a escuta ativa segue atuante. Com o novo prédio, novas demandas surgiram e agora chromebooks, telas interativas, tablets, entre outras tecnologias estão à disposição para que algumas das necessidades sejam produzidas pelas próprias crianças.

“Os alunos identificaram a necessidade de atuar em pontos sobre cuidado e preservação da escola, depois de assembleias entre os estudantes e reuniões com o conselho, chegamos à conclusão de que era preciso espalhar placas de orientação pela escola. Cada sala está responsável por um tipo de placa, que será confeccionadas pelas próprias crianças, utilizando as tecnologias educacionais”, explica a vice-diretora da EMEB Candelário, Paula Priscila Ferracini Vancini.

Os estudantes aprovam as aulas em ensino híbrido, com o uso das tecnologias educacionais. “Vamos montar as placas para o uso correto dos banheiros, hoje passamos pela estação de pesquisa utilizando o computador e a internet para saber os passos para montar uma placa, depois desenhamos no papel o que temos em mente e por último colocamos a ideia no 3D com os chromebooks. Foi muito legal passar por todas essas estações. Espero que as placas fiquem boas”, comentou o estudante Leonardo Agostinho da Silva, 9 anos.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Aluno veste uniforme azul, usa máscara de proteção facial branca. Ele está sentando em frente a uma mesa branca e mexe em um notebook. Há materiais como estojo e caderno na mesa também.
Leonardo aprovou o ensino híbrido com o uso dos chromebooks

A professora do 4º A, Sandra Regina Mota Furlan, ainda explicou que a aula, além de trabalhar com o ensino híbrido e tecnologias educacionais, estimula o protagonismo das crianças. “Para explicar o trabalho a ser realizado, contextualizei que eles são colaboradores de uma multinacional, que foi contratada pela Prefeitura para a produção de cartazes de conscientização para o uso adequado da escola e seus espaços. É o ensino híbrido, com as tecnologias digitais, o pensamento e a pesquisa trabalhando juntos”.

“As tecnologias educacionais como os chromebooks, tablets, telas interativas, robótica, estão presentes e chegaram para aprimorar a potência das crianças do programa Escola Inovadora. Com o uso do ensino híbrido, que estimula o uso das tecnologias com o pensamento questionador, pesquisa, exploração, estimulamos e praticamos o protagonismo dos nossos meninos e meninas”, conclui a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/19/escuta-ativa-e-tecnologias-educacionais-trabalham-o-protagonismo-dos-estudantes-na-emeb-candelario/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original