Campanha Junho Violeta encerra ações com encontro no CRAS São Camilo

Publicada em 22/06/2022 às 10:50

Na quinta-feira (23), será encerrada a Campanha Junho Violeta, realizada numa parceria de Unidades de Gestão, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) e entidades ligadas à pessoa idosa de Jundiaí, com encontro no CRAS São Camilo, às 14h30, com tema ‘Violência contra a mulher idosa’, realizado pela equipe Patrulha Guardiã Maria da Penha, da Guarda Municipal de Jundiaí.

Segundo a assessora de Políticas Públicas para o Idoso, do Núcleo de Assessorias da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Alessandra Citelli, as atividades alcançaram os objetivos propostos. “As pessoas puderam conversar com pessoas ligadas às temáticas da população idosa, recebendo informações que fazem a diferença para a proteção e cuidado à pessoa idosa”, comenta. A participação nesta quinta é aberta ao público.

De acordo com o gestor da UGCC, Dr. Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos, em Jundiaí, as iniciativas fazem parte de legislação municipal desde 2018. “O Programa Junho Violeta tem o objetivo conscientizar e prevenir casos de violência e de abandono de idosos. Tratar do tema é essencial para que o assunto esteja em evidência e proporcione o proteção ao público mais vulnerável”, comenta.

As atividades foram desenvolvidas na Cáritas Diocesana de Jundiaí, com roda de conversa conduzida pelo Inspetor Denis e Subinspetor Zuim. Foi feita uma explanação dos tipos de violência e destaque a violência física, que pode ser caracterizada por maus-tratos ou abuso físico de forma intencional onde se provoca dor ou sofrimento, podendo deixar marcas visíveis ou não no corpo da pessoa idosa.

 Violência Patrimonial, fake News e golpes contra o idoso também foi abordada na campanha, com ação no CRAs Santa Gertrudes, pela equipe do Procon, chefiada por Gabriela Ribas Glinternik. Na oportunidade foi realizado atendimento com o Procon Móvel. “O Procon Jundiaí é um canal em que o idoso pode procurar apoio e orientação. Os casos mais procurados são os empréstimos consignados onde a renda do idoso é comprometida, por isso é importante o conhecimento e a consulta dos saldos recebidos no benefício, saber o quanto ganha e se os valores conferem com o extrato bancário. As senhas precisam ser guardadas em local seguro e ter cuidado para não deixar junto ao cartão ou a carteira do idoso”, detalha.

Outro ponto importante indicado foi a leitura dos contratos antes de qualquer assinatura e o cuidado para solicitação de uma foto para o fechamento dos contratos. Procurar sempre analisar os contratos, entender as taxas de juros principalmente quando se tratar do cartão de crédito consignado, onde as taxas geralmente são mais altas.

Os servidores também receberam Capacitação sobre os Protocolos de Atenção à pessoa idosa em situação de Violência. A atividade foi realizada no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss) conduzida pelo Diretor do Departamento de Proteção Social Espacial, Luiz Guilherme Fuschini Camargo e Cristiane Aparecida Braido do Centro de Referência Especial da Assistência Social. Para os servidores que atuam diretamente com o idoso, as informações adquiridas na Capacitação, contribuem para a agilização de encaminhamentos e orientação para os munícipes que se encontram em alguma situação de violação de direitos.

As portas de entrada para esses atendimentos são dos CRAS (Centros de referência da Assistência Social), que atualmente conta com seis unidades estrategicamente distribuídas nos territórios de maior vulnerabilidade, mas que podem ser acessados pelos munícipes com orientação e referenciamento para o recebimento de benefícios, como no caso do Idoso com 65 anos de idade ou mais, que receberá um benefício de um salário mínimo mensal chamado de BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada), destinado aos idosos que estão em situação de baixa renda. Também foi informado sobre os atendimentos realizados no CREAS (Centro de Referência Especial da Assistência Social) que é destinado à população que se encontra em violação de direitos, podendo, de acordo com a situação ser amparada pelos serviços de média ou alta complexidade. A presidente do COMDIPI – Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Fé Juncal, também participou apresentando o Conselho Municipal e a importância das ações articuladas.

Junho Violeta se encerra com encontro na quinta-feira

 Violência Psicológica, Preconceitos e velhice LGBT+ foi assunto tratado no Centro De Convivência, Cultura, Trabalho E Geração De Renda, pelas palestrantes Alessandra Citelli, Dafne Hardt e Kelly Galbieri, o a conversa apresentou dados sobre envelhecimento na cidade e apresentou panorama dos tipos de violência praticadas contra a pessoa idosa e conforme o Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), no primeiro semestre de 2022 através do Disque 100 e Dique 181 foram registrados quase 40.000 casos, sendo que, deste número 80% é praticada por pessoas próximas ao convívio do idoso. Sobre a violência psicológica ela é considerada um dos tipos de violência mais sutis.

Ela acontece de várias formas como xingamentos, humilhação ou chantagem emocional, outra característica deste tipo de violência é o crescimento gradual, que minam a autoestima da vítima e confundem a percepção dos acontecimentos, muitas vezes deixando a vítima em uma situação de submissão.

O número da GM é o 153, pode ser acionado 24 horas por dia, informando a ocorrência, mesmo que seja um caso suspeito e de preferência com os dados do local, como nome da rua, ponto de referência, descrição física da pessoa (no caso de indivíduo suspeito) e a descrição da situação para facilitar as averiguações. Também foi destacada a importância de participar dos grupos de apoio nos bairros, e também dos grupos de fortalecimento de vínculo. Informou também os outros telefones de apoio como SAMU 192, Corpo de Bombeiros, 193 e também a Polícia Militar 190.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/22/campanha-junho-violeta-encerra-acoes-com-encontro-no-cras-sao-camilo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original