“Felizardo” espetáculo musical premiado pela APCA encerra Festival de Teatro de Jundiaí 2022

Publicada em 24/06/2022 às 12:43

Com a apresentação do musical “Felizardo”, espetáculo premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) será encerrado neste domingo (26), às 19h, no Teatro Polytheama, com entrada franca, o 6º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju), uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que marca a retomada presencial, após dois anos de realização on-line e híbrida e marca também um recorde, com mais de 160 espetáculos e 900 integrantes de grupos inscritos.

“Felizardo” é um musical infantil com pitadas circenses e teatrais que passeia pelos caminhos da infância, desde o nascimento, o acordar para o mundo, até o encontro com as primeiras escolhas e responsabilidades. A estória conta um dia na vida da menina Aurora (Claudia Missura) e de seu amigo imaginário Felizardo (Alexandre Faria) que partem em expedição para uma aventura heroica. A descoberta do mundo, as brincadeiras de rua, o universo mítico da floresta e do folclore, assim como os primeiros “problemas” da infância pontuam a pequena odisseia na vida das duas crianças.

“Felizardo” espetáculo convidado da UGC para encerrar o Festeju 2022

Para Marcelo Peroni, gestor de Cultura, a escolha de “Felizardo”, como espetáculo convidado para encerrar o Festeju 2022, vem coroar o sucesso do festival. “ O musical já completou 18 anos da sua estreia e voltou com tudo. Já passou pelos palcos de cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Vitória, além da capital paulista e diversas cidades do interior, pelo Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, premiado pela APCA e FEMSA. Jundiaí merece receber um espetáculo desse nível”, comentou.

Outra observação do gestor, é que a Política da Infância em Jundiaí é prioridade no plano de governo. As ações buscam dialogar dentro dessas prioridades, assim escolher um espetáculo premiado no teatro infantil, mostra a importância do trabalho da arte na formação de uma criança. “ Felizardo é um espetáculo para a criança, pais e cuidadores, é um espetáculo para a família. O Festival de Jundiaí, não faz separação entre espetáculo infantil ou adulto. Aqui todos são tratados igualmente. Aqui nós valorizamos a arte teatral e sempre vamos buscar dialogar dentro das prioridades das políticas para a infância”, finalizou Peroni.

“Felizardo” tem direção de Marcelo Romagnoli e músicas de Tata Fernandes – algumas em parceria com Zeca Baleiro – e outras da cantora e compositora Nô Stopa.

Os ingressos para o espetáculo de encerramento do Festeju serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro), no domingo (26), dia da apresentação, a partir das 10h30 e também na Internet, pela plataforma Sympla. Serão liberados dois ingressos por pessoa.

Programação
Nesta sexta-feira (24), às 19h30, no Polytheama, o festival prossegue com a apresentação do espetáculo, “Inhaí – Coisa de Viado”, com o grupo Coletivo Inominável, da cidade de São Paulo. A classificação etária é de 18 anos.

No sábado (25), duas apresentações: às 11h, na Praça Mal. Floriano Peixoto – Coreto – atrás da Catedral, a Cia. PlastikOnírica, de Santos, apresenta “Entrⱻ”. E às 17h, no Polytheama o grupo Teatro D’Aldeia, de São José dos Campos apresenta “The Bichos”, com classificação livre.

As sinopses completas dos três últimos espetáculos concorrentes da Cena Profissional do Festeju podem ser conferidas no hotsite.

Festival
O 6º Festeju movimentou a cidade por 22 dias, com as apresentações dos espetáculos selecionados esse ano, com rodas de conversas e workshops com profissionais renomados das diversas áreas teatrais.

A sexta edição, contou com apresentações presenciais gratuitas de 20 espetáculos pelas Cenas Amadora e Profissional, que ocuparam os palcos Teatro Polytheama, e da Sala Jundiaí do Complexo Fepasa e ao ar livre na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto).

Além de grupos de Jundiaí e de outros Municípios paulistas, como São Paulo capital, Campinas, Itapetininga, Santos, São José dos Campos, São Roque, esta edição contou também com participantes de fora do Estado, com grupos de Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/06/24/felizardo-espetaculo-musical-premiado-pela-apca-encerra-festival-de-teatro-de-jundiai-2022/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original