Rede Urban95 destaca ações de Jundiaí para a infância na cidade

Publicada em 02/07/2022 às 14:52

Garantir espaços para o desenvolvimento das crianças em todos os ambientes. Essa é uma das premissas da Rede Urban95, chancelada pelo Instituto holandês Bernard Van Leer, da qual Jundiaí é parceira e que o município já implementa ações e políticas para as crianças e o brincar livre. São exatamente essas ações desenvolvidas no programa “Pé de Infância”, que estão elencados em vídeo organizado pela Allma Hub para inspirar a criação de intervenções urbanísticas nos municípios, propondo espaços que incentivam o brincar livre e o fortalecimento dos vínculos entre crianças, cuidadores e a cidade.

“A importância de trabalhar a primeira infância na cidade é o olhar estratégico, de focar no futuro, desenvolvendo hoje, a nossa primeiríssima infância. O projeto Pé de Infância valoriza o que é simples, Valoriza o lúdico com a criança”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, em vídeo disponível para visualização no link.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e coordenador das iniciativas em Jundiaí, Marcelo Peroni, a parceria com as instituições internacionais, como a Fundação Bernard van Leer, através da Rede Urban95, são fundamentais pois deixam na cidade e nas equipes locais a fundamentação conceitual e teórica, e proporcionam intervenções concretas para a sociedade, de maneira simples e com grande ganho para as crianças. “O Pé de Infância é uma das ações implementadas na cidade que insere o adulto e a criança em espaço de desenvolvimento pela brincadeira. A construção cognitiva e emocional conquistada na primeira infância formam o adulto”, argumenta o gestor.

Vídeo
Em ambientes como o Mundo das Crianças, as praças, os pontos de ônibus entre outros espaços que receberam a caracterização do ‘Pé de Infância’, as crianças são, naturalmente, estimuladas a brincar, e os adultos também se rendem à diversão construtiva. “Nesses espaços temos mensagens importantes sobre o brincar, a natureza, a leitura com as crianças. A partir do momento que percebemos que a cidade melhora quando olhamos para a criança, esse é o ponto.

Video

Realizado por: Fundação Bernard van Leer, Instituto Cidades Sustentáveis e Prefeitura de Jundiaí.

Produzido por Escola de Notícias
Direção: Camila Vaz
Direção de fotografia: Matheus Cardoso e Felipe Cardoso
Câmera: Felipe Cardoso, Matheus Cardoso
Som: Leo Pereira
Produção: Camila Vaz e Leo Pereira
Edição: Matheus Cardoso
Arte e Motion: Leo Pereira e Matheus Cardoso

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/02/rede-urban95-destaca-acoes-de-jundiai-para-a-infancia-na-cidade/