Cultura realiza em agosto o 10º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial

Publicada em 04/07/2022 às 10:59

“Memória, Identidades e Patrimônio Cultural na Modernidade” será o tema central do Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí-2022, que esse ano chega a sua décima edição, numa realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), em parceria com a Fatec Jundiaí “ Deputado Ary Fossen” e Fatec Itu “ Dom Amaury Castanho e apoio do Centro Paula Souza.

A ação acontecerá de 29 a 31 de agosto, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o Patrimônio Cultural Material e Imaterial da cidade e de todo país, bem como reunir historiadores, arquitetos, professores, alunos e público em geral interessado no tema.

Segundo o diretor do DPH, Elizeu Marcos Franco, o Simpósio faz parte da programação do mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí, um programa municipal de educação patrimonial realizado durante o mês de agosto, que tem o objetivo de inserir na pauta de discussões da gestão patrimonial de Jundiaí e de outros municípios, os resultados das pesquisas, reflexões e intervenções no âmbito da preservação do patrimônio cultural.

Inscrições já estão abertas

Desde 2019, continuou o diretor, o mês do Patrimônio faz parte do calendário municipal oficial de Jundiaí. E esse ano, devido ao abrandamento da pandemia do Coronavírus, as atividades serão divididas em presenciais e transmitidas on-line pelos canais da Cultura. Durante todo o mês de agosto, ações integradas com os demais departamentos da UGC estarão acontecendo.

Lembrando que em 2022 se comemoram os 200 anos da Independência do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna, o diretor do DPH, destacou também, que o Simpósio se coloca como uma oportunidade para discutir a constituição dos caminhos percorridos pela nação para a construção de sua identidade, ou identidades, sobre a construção e compreensão da ideia de patrimônio cultural brasileiro, e como esses eventos foram definidores da modernização do País.

Objetivos
O Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial em 2022 está dividido em três eixos temáticos: “Identidade, territorialidades e patrimônio histórico cultural: construindo modernidades”; “Educação Patrimonial e Modernismos”; e “Turismo, hospitalidade e lazer: o patrimônio da era moderna como atrativo turístico e espaços de lazer e eventos”.

De acordo com Elizeu Franco, espera-se receber e divulgar no Simpósio estudos que buscam registrar e refletir sobre a construção de narrativas de pertencimento, valorizando o universo singular das identidades e das memórias locais e institucionais, além de colocar em pauta as políticas e iniciativas pontuais que valorizam os espaços, as práticas culturais e o patrimônio histórico vinculados aos saberes, celebrações, modos de fazer, viver, criar e ressignificar formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas cuja concretude se estabelece em lugares de memória e/ou em territórios de práticas culturais coletivas associadas à cultura do trabalho e da vida nas cidades.

Como o tema central do 10º Simpósio é “Memória, Identidades e Patrimônio Cultural na Modernidade”, continuou o diretor do DPH, a expectativa é que o Simpósio possa se destinar ao debate, à reflexão e à troca de experiências sobre a temática do patrimônio cultural em suas múltiplas dimensões, a partir da apresentação de pesquisas, projetos e intervenções relacionados, sobretudo, à preservação patrimonial, às identidades, às territorialidades, à educação patrimonial, ao planejamento do turismo em espaços culturalmente e ambientalmente representativos, e à hospitalidade e lazer como estratégias importantes de desenvolvimento local e regional, a partir de políticas públicas de fomento ao turismo cultural.
Todas as informações sobre o Simpósio, bem como todo cronograma para inscrições e recebimento dos trabalhos podem ser consultados no site. Em caso de dúvidas simposiopatrimoniojundiai@gmail.com

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/04/cultura-realiza-em-agosto-o-10o-simposio-do-patrimonio-material-e-imaterial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original