Férias na Fábrica das Infâncias Japy: 90 vagas gratuitas para a oficina “Mãos na Terra”

Publicada em 07/07/2022 às 17:23

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) vai disponibilizar 90 vagas gratuitas, na Fábrica das Infâncias Japy, para crianças de cinco a 10 anos, para a Oficina de Férias “Mãos na Terra – Bolas de Sementes”, com a bióloga Daniela Ceratti, ação que integra o projeto Férias da UGC, dentro da proposta do Programa Jundiaí Cidade das Crianças de oferecer oportunidades para que crianças de Jundiaí e região tenham acesso ao conhecimento brincando.

Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, hoje se faz necessário trazer as crianças para os espaços naturais e despertar o encantamento e a empatia com a natureza, mostrando as belezas que existem e deixar com que elas façam uma exploração e interação com essa parte natural tão importante para o desenvolvimento delas e respeito ao meio ambiente.

A criança vai ter contato direto com a terra e as sementes

A oficina Mãos na Terra – Bolas de Sementes, continuou o gestor tem essa proposta, pois por meio de uma atividade manual, com elementos da natureza, tem como prioridade despertar a curiosidade da criança sobre esse universo de sementes e mostrar os diferentes formatos, tamanhos, cores e a importância de ter mais árvores florindo, frutos e toda a beleza que a natureza nos oferece. “A relação da criança com a natureza é um dos pilares importantes do Programa Jundiaí Cidade das Crianças, pois sabemos que essa relação é fundamental para o desenvolvimento da criança”, finalizou Peroni.

Oficina
A Oficina consiste em uma única aula, com duração de 1h15, com 15 crianças, obrigatoriamente acompanhada de um responsável. As aulas acontecerão nos dias 12, 14, 19, 21, 26 e 28 (terças e quintas-feiras), das 10h às 11h15, e todo material a ser utilizado pelos participantes será oferecido pela Fábrica das Infâncias Japy. Além da bióloga Daniela Ceratti, um assistente estará presente para auxiliar os participantes.

Para participar basta preencher o formulário disponível na Internet, escolhendo na inscrição a data em que deseja participar da oficina.

Oficina Mãos na Terra, totalmente gratuita

As bolas de sementes ou “nendo dango”, foram desenvolvidas por um agricultor chamado de Masanobu Fukuoka que criou um sistema de cultivo que reproduz e respeita os processos naturais da terra, chamado de agricultura natural.

A técnica pode ser usada na agricultura e também para restaurar áreas degradas. As bolas contendo argila e adubo (húmus) são usados para proteger as sementes e manter um ambiente adequado para a germinação das mesmas. A ideia é trazer a beleza das árvores nativas e junto os insetos, pássaros e vários outros animais que colaboram com a harmonia do ecossistema

Fábrica das Infâncias Japy está esperando pelas crianças

A Fábrica das Infância Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Para mais informações 4521.0971. A entrada é gratuita e seu funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para manutenção de rotina e limpeza em geral.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/07/ferias-na-fabrica-das-infancias-japy-90-vagas-gratuitas-para-a-oficina-maos-na-terra/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original