Abertura da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí será no dia 16

Publicada em 10/07/2022 às 10:00

A Orquestra Municipal de Jundiaí retorna ao palco do Teatro Polytheama no sábado, 16 de julho, em sua estreia como Sinfônica. Após um período de afastamento forçado dos palcos da cidade, a orquestra municipal retomou em 2022 suas atividades com muitas novidades. A Orquestra passou por mudanças em sua estrutura e agora passa a ter um perfil que une jovens estudantes aos músicos profissionais que que integravam o corpo artístico municipal. A principal novidade é que agora a orquestra é uma sinfônica e ainda mantém o seu núcleo profissional, que também fará concertos como os “solistas de câmara da OSMJ”.

Para essa nova fase, foram realizadas audições de seleção para os jovens, que serão bolsistas da orquestra. O processo de formação da orquestra continuará, com o Edital de Seleção a ser reaberto em breve.

Abertura da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí será no dia 16

Para o programa de estreia da OSMJ, que marca o retorno da orquestra aos concertos regulares no Teatro Polytheama, a maestrina Claudia Feres, diretora artística e regente, escolheu um repertório com base em duas obras de Mozart, a abertura da ópera, “As bodas de Fígaro” e a Sinfonia, nº 35, “Haffner”. “Mozart é o compositor perfeito para iniciar os trabalhos de uma nova orquestra, por sua transparência que ajuda a construir a sonoridade do grupo”, diz Claudia.

Completando o repertório, o Concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky, uma das mais populares obras do romantismo. Aqui o destaque vai para a violinista, Svetlana Tereshkova, instrumentista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Svetlana já conheceu o trabalho realizado pela Orquestra Municipal de Jundiaí quando teve a oportunidade de assumir a posição de spalla da orquestra por 2 ocasiões.

Violinista russa Svetlana Tereshkova se apresentará em Jundiaí

Svetlana Tereshkova – violino
Entender a arte como uma forma de linguagem universal que tem como objetivo expressar os nossos sentimentos mais profundos sobre a vida no universo: este o propósito que norteia o trabalho diário da violinista russa Svetlana Tereshkova. Nascida em Kerch, na região da Crimeia, na época da União Soviética, Svetlana estudou nas melhores escolas de música do seu país. Ao longo do tempo, ela se consolidou como uma exímia integrante da escola de violino à qual pertencem gigantes como Leopold Auer, David Oistrakh, Pyotr Stolyarsky e Zakhar Bron. Vencedora de vários concursos regionais desde a infância, Svetlana sagrou-se também vencedora, em 1996, do prestigioso Concurso Internacional de Música de Câmara em Moscou. Além disso, tocou em várias turnês pela Europa, apresentando-se como solista em palcos prestigiados como a Grande Sala do Conservatório de Moscou, o Kremlin e a Sala São Paulo, entre outros.  Svetlana exerce uma vida artística muito intensa e que se desdobra em diversas funções e formações; e tem sempre como objetivo final inovar, diversificando e dividindo a arte e o seu conhecimento – enriquecendo, assim, o ambiente cultural à sua volta.

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro Polytheama, no dia 15, a partir das 10h30, ou pela plataforma Sympla, também no mesmo horário e dia.

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí
Diretora artística e regente – Claudia Feres
Solista – Svetlana Tereshkova – violino
Teatro Polytheama
16 de julho de 2022 – 20h00
W. A. Mozart – Abertura Le Nozze di Figaro
P. I. Tchaikovsky – Concerto para violino em Ré Maior Op. 35
W. A. Mozart – Sinfonia Nº 35, K. 385
Entrada franca


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/10/abertura-da-temporada-2022-da-orquestra-sinfonica-municipal-de-jundiai-sera-no-dia-16/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original