Oficina de Férias “Mãos na Terra – Bolas de Semente” reúne crianças e seus cuidadores na Fábrica das Infâncias Japy

Publicada em 14/07/2022 às 14:34

Qual o seu nome e qual planta você gosta mais? Assim começou a Oficina de Férias “Mãos na Terra – Bolas de Sementes”, com a bióloga Daniela Ceratti, na manhã desta quinta-feira (14), na Fábrica das Infâncias Japy, ação que integra o projeto Férias, da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), dentro da proposta do Programa Jundiaí Cidade das Crianças, de oferecer para as crianças acesso ao conhecimento brincando.

Bianca, Leonardo, Bárbara, Luiza, Valentina, Théo foram alguns nomes e as plantas citadas girassol, trevo, orquídea, margarida, rosa do deserto entre outras as preferidas do animado grupo que acompanhou atenta a apresentação de como surgiram as “Bolas de Semente”.

Em forma de história, Daniela contou que um agricultor, no Japão, de nome Masanobu Fukuoka criou as bolas de sementes, reproduzindo e respeitando os processos naturais da terra. Segundo a bióloga, as bolas contendo argila e adubo (húmus) são usados para proteger as sementes e manter um ambiente adequado para a germinação das mesmas.

A ideia – continuou – é trazer a beleza das árvores nativas e junto os insetos, pássaros e vários outros animais que colaboram com a harmonia do ecossistema. “Para isso, mostro as sementes e as fotos das árvores e flores como ficarão no futuro. Deixo a criança tocar nas sementes e perceber que têm cores, tamanhos e formas diferentes. A reação deles é muito legal, são curiosos, querem detalhes, comentam sobre uma plantinha ou árvore que têm em casa, ou que já ajudaram a plantar. É muito gratificante”, finalizou a bióloga.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Foto do galpão da Fábrica das Infâncias, pintado em branco, com as vigas e pilares de metal marrom aparente. Crianças e familiares sentados em tapetes circulares verdes, acompanham apresentação sobre o que é a bola de semente
Crianças, pais e cuidadores participaram das atividades da oficina na Fábrica das Infâncias Japy

Pais e cuidadores
Para a Oficina de Bolas de Sementes, além da exigência que as crianças tivessem de cinco a 10 anos, elas precisariam estar acompanhadas de pais ou cuidadores. Assim, Ana Paula Basílio, mãe da garota Bianca de sete anos participou atenta da oficina que segundo ela tem uma proposta muito interessante, que é a de fazer a integração pais/filhos/família, numa atividade que mostra a importância da preservação da natureza, ao mesmo tempo que fortalece os laços familiares.

Nossa família veio de São Paulo há 12 anos, contou Ana Paula. “A Bianca é a única jundiaiense e temos muito orgulho disso, pois nessa cidade há uma preocupação com a qualidade de vida, com a cultura e a educação. Eu e meus filhos, além de Bianca tenho o Lucas de 11 anos, temos aproveitado muito a programação da Fábrica e da Biblioteca. Isso é muito importante para a formação deles. Eu acompanho a programação pelo Instagram da Cultura e estamos aproveitando muito as férias com todas as atividades oferecidas”, disse a moradora do Jardim Ana Maria.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: crianças, ao redor de mesa com inúmeras sementes observam e tocam os exemplares, em suas mais diversas texturas.
Crianças conheceram diversas sementes disponíveis na natureza

Vagas
A Oficina de Férias “Mãos na Terra – Bolas de Sementes”, com a bióloga Daniela Ceratti, ainda tem vagas, mas só para a última aula, que acontecerá no dia 28 desse mês, quinta-feira, das 10h às 11h15. Para participar basta preencher o formulário disponível na internet.

A Fábrica das Infâncias Japi é o mais novo equipamento da Cultura na cidade. Está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Para mais informações 4521.0971. A entrada é gratuita e seu funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para manutenções de rotina e limpeza em geral.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/14/oficina-de-ferias-maos-na-terra-bolas-de-semente-reune-criancas-e-seus-cuidadores-na-fabrica-das-infancias-japy/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original