Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí, já tem 10 palestrantes confirmados

Publicada em 19/07/2022 às 08:10

O 10º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí que acontecerá de 29 a 31 de agosto de forma híbrida – presencial e pelo canal Cultura Jundiaí no YouTube – já tem a confirmação de 10 personalidades especialistas no tema central da ação em 2022: “Memória, Identidades e Patrimônio Cultural na Modernidade”.

A informação é do diretor de Patrimônio Histórico, da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Elizeu Marcos Franco, que destacou também que o evento já está recebendo as inscrições pela Internet, dos interessados em participar, assim como dos pesquisadores que desejarem apresentar seus trabalhos.

Já confirmaram presença o Prof. Douglas Tufano, o Prof. Dr, Luiz Roberto Alves, Prof. Dr. Luís Antonio Jorge, Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos, Profa. Dra. Gabrielle Cifelli, Profa. Dra. Regina Márcia Moura Tavares, Profa. Dra. Sueli Soares Santos Batista, Profa. Ms. Adriana Perroni Ballerini e Profa. Ms. Marianna Lamas Ramalho. O currículo de cada um deles, o eixo que estarão inseridos e o tema de suas palestras poderão ser consultados no site.

Simpósio

O 10º Simpósio do Patrimônio é uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura – Departamento de Patrimônio Histórico, em parceria com a Fatec Jundiaí Deputado Ary Fossen e Fatec Itu Dom Amaury Castanho e apoio do Centro Paula Souza.

O Simpósio faz parte da programação do mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí, um programa municipal de educação patrimonial realizado durante o mês de agosto, que tem o objetivo de inserir na pauta de discussões da gestão patrimonial de Jundiaí e de outros municípios, os resultados das pesquisas, reflexões e intervenções no âmbito da preservação do patrimônio cultural.

A expectativa da organização é que o Simpósio possa se destinar ao debate, à reflexão e à troca de experiências sobre a temática do patrimônio cultural em suas múltiplas dimensões, a partir da apresentação de pesquisas, projetos e intervenções relacionados, sobretudo, à preservação patrimonial, às identidades, às territorialidades, à educação patrimonial, ao planejamento do turismo em espaços culturalmente e ambientalmente representativos, e à hospitalidade e lazer como estratégias importantes de desenvolvimento local e regional, a partir de políticas públicas de fomento ao turismo cultural.

O Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial em 2022 está dividido em três eixos temáticos: “Identidade, territorialidades e patrimônio histórico cultural: construindo modernidades”; “Educação Patrimonial e Modernismos”; e “Turismo, hospitalidade e lazer: o patrimônio da era moderna como atrativo turístico e espaços de lazer e eventos”.

Todas as informações sobre o Simpósio, e todo cronograma para inscrições e recebimento dos trabalhos podem ser consultados no site. Em caso de dúvidas simposiopatrimoniojundiai@gmail.com .

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/19/simposio-do-patrimonio-material-e-imaterial-de-jundiai-ja-tem-10-palestrantes-confirmados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original