Jundiaí realiza ações para detecção e orientações sobre hepatites virais

Publicada em 20/07/2022 às 17:35

O mês de julho é dedicado à prevenção, identificação e tratamento de hepatites B e C, segundo calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS), identificado como a Campanha Julho Amarelo. Para marcar o Dia Mundial de combate às Hepatites Virais (28/07), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove ao longo da semana entre 25 a 29, ações específicas para o atendimento e esclarecimento sobre a doença.

De acordo com dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em 2022 foram registrados 140 casos de hepatite B, em tratamento com medicamento, e 97 casos de hepatite C, em tratamento medicamentoso.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

DESRIÇÃO DE IMAGEM: mão com luva segura tubo de coleta de sangue com conteúdo
Detecção de hepatite é realizada por exames de sangue, podendo ser o teste rápido ou por coleta

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C podem se tornar crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhece ter a infecção. Isso faz com que a doença evolua por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo a causa de fibrose avançada, da cirrose e também levando ao desenvolvimento de câncer e até a necessidade de transplante do órgão.

“É importante lembrar que as hepatites virais são doenças silenciosas, isto é, as pessoas podem conviver com o vírus B e ou C por muitos anos sem apresentar sintomas. Assim é fundamental que pelo menos uma vez na vida as pessoas façam o teste como prevenção”, orienta Maria de Lurdes Munhoz, gerente do centro de testagem e aconselhamento.

Neste ano, a campanha ocorrerá de 25 a 29 de julho e, dentre as ações, estão divulgação de informações sobre Hepatites Virais nos serviços de saúde, redes sociais e mídia; orientações coletivas em parceria com instituições que atendem o público-alvo da campanha e a oferta de testes para Hepatite C no CTA das 7h às 15h30 e nas Unidades Básicas de Saúde, conforme o horário de atendimento de cada serviço.

Além de incentivar a testagem como forma de prevenção, as Unidades Básicas de Saúde, também oferecem a vacina para Hepatite B. As doses são aplicadas ainda na infância, porém a população adulta que não recebeu a imunização, pode procurar uma UBS para receber a aplicação. O CTA de Jundiaí está localizado na Rua Conde de Monsanto, 480 – Centro. O telefone para contato e informações é 4527-3770.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/20/jundiai-realiza-acoes-para-deteccao-e-orientacoes-sobre-hepatites-virais/