Dia dos Avós terá brincadeiras antigas e intergeracionalidade

Publicada em 25/07/2022 às 17:33

É cada vez mais presente na vida das crianças o papel de cuidados e atenção dos avós, da mesma forma que os idosos precisam conhecer e se adaptar a um mundo novo, com novas tecnologias e mudanças de comportamento. Estas formas de relação, o convívio entre as diferentes faixas etárias e como elas se relacionam é o conceito da integeracionalidade e que faz parte das atividades em celebração ao Dia dos Avós, em Jundiaí, Cidade das Crianças.

“O Dia dos Avós é uma data especial, comemorado anualmente em 26 de julho. Foi escolhida em homenagem ao dia de São Joaquim e Santa Ana, que são os pais da virgem Maria, portanto os avós de Jesus. Por esse motivo são considerados pela Igreja Católica os padroeiros de todos os avós e a partir de 2021, a data foi instituída como o Dia dos Avós pelo Papa Francisco”, lembra a assessora de Políticas Públicas para o Idoso, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Alessandra Citelli. Ela também destaca que a programação em Jundiaí se estende entre a última semana de julho e primeira de agosto.

Em convergência ao Estatuto do Idoso, a proposta do Dia dos Avós é norteada pela viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações. Desta forma a UGCC/Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso, em parceria com as Unidades de Gestão de Esporte e Lazer, Cultura e Assistência Social e também com o COMDIPI – Conselho Municipal dos Direitos da pessoa Idosa, desenvolveram uma programação de atividades para atender à esta proposta e sensibilização sobre o tema.

“As atividades farão um resgate dos jogos e brincadeiras antigas e recentes, preservando as memórias e estimulando todas as idades na participação. Realizadas de forma descentralizada, busca atender a população em cinco regionais da cidade, nos equipamentos públicos que atuam no desenvolvimento de Programas voltados ao esporte e lazer para o município”, ressalta.

PROGRAMAÇÃO

·        Dia 26/07/22 – 14h – CÁRITAS DIOCESANA DE JUNDIAÍ – Av. Pastor Francesco Ciaramella, 10 – Parque Res. Almerinda Chaves

·        Dia 27/07/22 – 8h30 às 10h30 – CECE ANTÔNIO DE LIMA – R. Benedito Souza Costa, 11 – Agapeama

·        Dia 28/07/22 – 8h30 às 10h30 – CECE ROMÃO DE SOUZA – R. Luís Benachio s/nº – Colônia

·        Dia 28/07/22 – 14h – Yoga (Interação de avós e netos) – CCI – Argos (Antigo CRIJU) – Av. Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens

·        Dia 03/08/22 – 8h30 às 10h30 – CECE ARAMIS POLLI – R. Dr. Benedito de Godoy Ferraz, 508 – Vila Hortolândia

·        Dia 04/08/22 – 8h30 às 10h30 – CECE BENEDITO DE LIMA – Av. Osmundo dos Santos Pellegrini, 1364 – Jardim do Trevo

·        Dia 05/08/22 – 8h30 às 10h30 – CECE PEDRO RAIMUNDO – R. Tiradentes, 50 – Vila Rio Branco

As atividades serão gratuitas e abertas ao público e também terá a participação da Unidade de Gestão da Cultura com as atividades de Contação de Histórias e Brincadeiras.

Para a Diretora do Departamento Educacional e Participação da UGEL, Ana Paula Citelli, o desenvolvimento dessas atividades, promovem a melhora da socialização e proporcionam momentos de interação entre as gerações, além de ser um aspecto motivacional para os servidores pelo envolvimento da equipe de trabalho, o desafio no resgate das brincadeiras e também das memórias afetivas.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/07/25/dia-dos-avos-tera-brincadeiras-antigas-e-intergeracionalidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original