Diretão chega para agilizar a vida dos usuários de transporte público
Publicada em 01/08/2022 às 08:00Mais velocidade no transporte coletivo e menos paradas. O Diretão chegou para agilizar a vida do cidadão e reduzir o tempo nos trajetos de ônibus pela cidade. A partir desta segunda-feira (8), quem pegava três ônibus para ir do Ivoturucaia ao Distrito Industrial passará a pegar só uma linha. Além do Ivoturucaia, também será contemplada a linha do bairro Santa Gertrudes ao Terminal Central.
“A ideia é tornar o transporte público mais ágil e atrativo para a população. Dessa forma, o usuário chega mais cedo em casa e aproveita o tempo com a família”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. O modelo para essas linhas será piloto e poderá ser replicado para outras linhas do município.
Ainda neste ano, com as novas linhas expressas, serão testadas três faixas exclusivas para o transporte coletivo: na avenida Jundiaí (horário de pico); entre a Marechal Deodoro da Fonseca e Doutor Cavalcanti e entre a Rangel Pestana e Vigário JJ Rodrigues. O uso será tanto para o transporte municipal quanto para o intermunicipal. “Será feito um monitoramento para avaliar o ganho de qualidade no transporte para possível implantação definitiva”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
O novo projeto prevê também a instalação de duas estações de transferência na área Central e outras cinco nos bairros. Os espaços terão melhor acomodação e proteção em dias de chuva para o usuário fazer a transferência usando o bilhete único.

Assessoria de Imprensa
-
10/07/2025
Intervenção na Av. Armando Giassetti melhora fluxo do transporte coletivo e reduz tempo de trajeto
-
08/07/2025
Prefeitura de Jundiaí anuncia audiência pública para discutir nova concessão do transporte coletivo
-
08/07/2025
‘Não deixe um acidente contar sua história’ – campanha alerta para o alto índice de mortes de motociclistas em Jundiaí
-
04/07/2025
Nova tarifa do transporte coletivo entra em vigor em Jundiaí a partir de 6 de julho com correção baseada na inflação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original