Escola Inovadora: acompanhados do autor Gandhy Piorski, educadores passam por formação e visita em exposição

Publicada em 04/08/2022 às 08:42

Os responsáveis por departamentos e supervisores da Unidade de Gestão de Educação (UGE) participaram, na tarde de quarta-feira (03), de uma formação com Gandhy Piorski. O encontro foi realizado no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), onde o pesquisador e escritor está montando a exposição “A criança e a imaginação da matéria”. Além da palestra com o especialista, os educadores visitaram a mostra em montagem, a fim de serem multiplicadores para a rede e para a comunidade em geral.

“Por meio do programa Escola Inovadora, não somente Jundiaí tem a honra de receber este renomado pesquisador como também promover uma formação com esta qualidade para sua rede de educadores multiplicadores, um dos pilares do programa municipal”, comentou a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques. Jundiaí é Cidade das Crianças e, neste mês de Agosto Dourado, intensifica a divulgação de atividades ao ar livre para as famílias.

A exposição traz objetos confeccionados por crianças de diversas regiões do País, mas principalmente de Fortaleza, a partir de uma proposta de criação livre, utilizando-se 20 mil objetos adquiridos em sucatas industriais e ateliês de conserto de brinquedos. Provocadas em suas inspirações, a crianças contaram com a mediação de artistas, que podiam intervir somente na junção das peças.

Mediação com educadores começou com palestra e, na sequência, contou com visita às salas da exposição

“Esta exposição traz a linguagem da criança, sem interferência, e de como ela percebe temas como a natureza, as relações afetivas, o feminismo, a maternidade, o papel do pai e a máquina como extensão do corpo. Por isso convidamos as crianças, mas também os cuidadores, pois durante a visita, eles conseguirão perceber nas obras a dimensão da inteligência e a criatividade dos próprios filhos”, comentou Gandhy.

Durante a apresentação, Piorski compartilhou as experiências da confecção das peças e traçou paralelos delas com a história da Arte e com a Filosofia, trazendo para o debate nomes como Jung, Frida Kahlo e Pablo Picasso. Ao final, o expositor e os educadores percorreram os ambientes da exposição, onde prosseguiram as explicações.

A exposição
“A criança e a imaginação da matéria” poderá ser visitada gratuitamente, entre os dias 09 de agosto e 07 de outubro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. O Ciempi fica na rua Dr. Cavalcanti, 341, vila Santa Rosa, em frente ao Complexo Argos.

Além da exposição, serão promovidas oficinas com as crianças visitantes para a confecção de peças como as expostas. Segundo Piorski, a proposta é voltar a realizar um novo encontro com os educadores para tratar dos materiais produzidos pelas crianças de Jundiaí.

Exposição poderá ser visitada gratuitamente a partir da próxima terça-feira (09)

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/04/escola-inovadora-acompanhados-do-autor-gandhy-piorski-educadores-passam-por-formacao-e-visita-em-exposicao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original