UGISP e UGE buscam conhecimento em visita ao Instituto Estre, em Paulínia

Publicada em 08/08/2022 às 15:44

Equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e da Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizaram visita técnica ao instituto Estre, em Paulínia (SP), no último dia 4 de agosto. O objetivo foi buscar aperfeiçoamento com relação a temas como: consumo, resíduos, cidadania, espaços educadores sustentáveis, aterros sanitários e outros temas pertinentes à educação ambiental, processos coletivos e emancipadores.

A ideia é, posteriormente, aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia. Além de um papo sobre o trabalho do instituto e questões socioambientais, o grupo também conheceu como são realizados os procedimentos das visitas em diferentes faixa etárias. A equipe assistiu a uma aula expositiva, com recursos como televisores com imagens ilustrativas e uma maquete ampla e interativa, com todas as etapas sobre um aterro sanitário propriamente dito.

O Instituto tem dois aterros sanitários, um deles tem 17 anos anos de existência e está inativo, com 75 metros de altitude, ou seja, 15 camadas de resíduo orgânico. Mesmo no estágio “final” de vida, o aterro exige um comprometimento do Instituto, que realiza o monitoramento do mesmo.

Já o segundo aterro está em fase inicial, com apenas dois anos de uso, com vida útil aproximada de dez anos. O local recebe resíduos de cidades como Sumaré, Campinas, a própria cidade de Paulínia, entre outras.

Equipes realizaram a visita para conhecer o Instituto

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/08/ugisp-e-uge-buscam-conhecimento-em-visita-ao-instituto-estre-em-paulinia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original