Atividade do Mês do Patrimônio integra a importância do Gabinete de Leitura com a requalificação do Centro

Publicada em 09/08/2022 às 18:26

Uma palestra no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, na manhã desta terça-feira (09), deu início às atividades gratuitas e abertas ao público pelo Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022. Com oficinas temáticas, mesas-redondas e rodas de conversas, a programação proposta pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) segue ao longo de todo o mês de agosto.

A atividade contou com a participação de Ana Luiza Martins, autora do livro “Gabinetes de Leitura: cidades, livros e leituras na província Paulista”, que compartilhou suas pesquisas sobre os gabinetes paulistas ao longo dos séculos 19 e 20, vinculados à presença da ferrovia no Estado. Já sobre o gabinete de Jundiaí, a atividade contou com a presença de Paulo Henrique Oliveira, que é autor do livro “Gabinete de Leitura de Jundiaí – entre práticas e representações”.

Atividade reuniu os interessados na tema na manhã desta terça-feira (09)

Na sequência, o arquiteto da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) Bruno Ferrari tratou das intervenções que deverão ser realizadas pela Prefeitura na praça que leva o mesmo nome do gabinete. As propostas integram o Plano de Requalificação e Reabilitação do Centro, que prevê investimentos na ordem de R$ 50 milhões.

A mediação ficou por conta do diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, que deu as boas-vindas aos participantes. “O Mês traz este ano como tema ‘Memória, Identidades e Patrimônio Cultural na Modernidade’ e visa ampliar o conhecimento da população sobre os patrimônios culturais municipais e o entendimento da relevância de sua preservação. E no caso da atividade de hoje, especificamente, sensibilizar as pessoas sobre este bem cultural que há mais de cem anos faz parte da nossa cultura local”.

O gestor da UGC, Marcelo Peroni, ressaltou a importância da programação. “O Mês do Patrimônio chega à sua quinta edição e traz em sua programação, como todos os anos, também o Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial que este ano comemora sua décima edição. Uma importante novidade da programação deste ano será a ‘Semana Novo Complexo’, que será realizada entre os dias 22 e 28 de agosto, com diversos anúncios de investimentos, atividades culturais e intervenções no Complexo Fepasa”.

Além de presencial, a palestra foi transmitida pelos canais da UGC no Facebook e YouTube e sua gravação pode ser acompanhada na internet pelos interessados.

A programação completa do Mês do Patrimônio pode ser conferida no site.

Ana Luiza Martins e Paulo Henrique Oliveira compuseram a mesa da palestra de abertura

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/09/atividade-do-mes-do-patrimonio-integra-a-importancia-do-gabinete-de-leitura-com-a-requalificacao-do-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original