‘BrincAR LIVRE’ propõe ações e brincadeiras para as crianças em espaços da cidade

Publicada em 12/08/2022 às 10:41

Como parte da programação do Agosto Dourado, que marca o incentivo à amamentação e outras boas práticas voltadas à Infância, a Prefeitura aderiu à programação “BrincAR LIVRE” da Urban95, rede da qual o Município faz parte. Com atrações previstas não só para o mês de agosto como também de setembro, a programação está sendo viabilizada por meio da Allma Hub Criativo e consiste em nove propostas de incentivo à brincadeira e à ocupação das crianças e de seus cuidadores em espaços ao ar livre, como os equipamentos culturais, parques e praças.

Entre as ações propostas estão: a publicação nas redes sociais oficiais da Prefeitura e a entrega de material e afixação em equipamentos públicos de materiais com dicas de brincadeiras; a entrega de um “panão”, tecido que será customizado e carregado pelas mães para estender em áreas abertas para que os filhos brinquem; a publicação de vídeos com ações do Pé de Infância sobre a importância do brincar; a entrega de kits de descobertas, para que as crianças coletem sementes e pedrinhas em seu trajeto nas ruas; a montagem de um mapa interativo, onde a comunidade poderá indicar nas redondezas de onde moram espaços para brincadeiras.

Veronyka e Vitória, filhas da Vanessa, escolheram a tirolesa como sua brincadeira favorita na Fábrica das Infâncias Japy

“Trata-se de propostas que, em parte, já são realizadas pela Prefeitura por meio do programa municipal Cidade das Crianças, mas que serão concentradas ao longo destes dois meses. O Jardim Novo Horizonte, bairro irá receber também uma Rua de Brincar no dia 28 de agosto, é uma das áreas onde serão realizadas todas as nove ações do ‘BrincAR LIVRE’, com impacto em mais de mil crianças alunas das unidades escolares da região e do programa Criança Feliz”, explica o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos gestores envolvidos nas práticas de Jundiaí pelo programa Cidade das Crianças.

Outra iniciativa que compõe o “BrincAR LIVRE” é o “Arzinho, Arzão”, que consiste na orientação de que as famílias com crianças reservem momentos diários de “arzinho” para brincadeiras ao ar livre em casa mesmo ou na vizinhança, e momentos pelo menos semanais de “arzão”, para que dediquem um tempo maior à brincadeira e conheçam equipamentos municipais ao ar livre, como o Mundo das Crianças.

Na tarde dessa quinta-feira (11), crianças visitadas pelo programa Criança Feliz do Jardim Novo Horizonte aproveitaram para tomar um “arzão” na Fábrica das Infâncias Japy e brincaram muito em seu Parque Naturalizado, espaço externo montado com estruturas da natureza, como troncos de árvores, areia, sementes e folhas.

Para Daiane, brincadeiras ao ar livre são fundamentais para o desenvolvimento e criação de vínculos

A fisioterapeuta Daiane Cordeiro, moradora do Jardim Novo Horizonte, participou da atividade com o filho Heitor, de dois anos e meio, e aprovou a iniciativa. “Este é um espaço bem bacana para o desenvolvimento de todas as fases da infância. Apesar da vida corrida, eu sempre busco tempo para brincar ao ar livre, pois entendo a importância disso, pois melhora o desenvolvimento dele e ajuda a criar lações maiores entre nós dois”.

Já Vanessa Viriato acompanhou a atividade com as filhas Veronyka, de dez anos, e Vitória, de três. “Brincar ao ar livre tem sido cada vez mais difícil, pois eu não confio em deixá-las sozinhas sem minha supervisão. Por isso elas aproveitam a liberdade da brincadeira quando conseguimos vir a espaços como este e o Mundo das Crianças”, comentou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/12/brincar-livre-propoe-acoes-e-brincadeiras-para-as-criancas-em-espacos-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original