Brincar ao ar livre estimula o desenvolvimento infantil

Publicada em 10/08/2022 às 12:13

Pisar descalço na terra, na água, nos mais variados ambientes. Sentir a diferença entre as sementes e folhas das árvores. Ou o cheiro do ar. Esse é o convite feito pela Prefeitura de Jundiaí, Cidade das Crianças, para o mês de agosto, em celebração ao Agosto Dourado, dedicado à primeira infância. Com atividades nas escolas, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi), as famílias e cuidadores são convidados a desenvolver o hábito de promover, ao menos uma vez por semana, um momento de brincadeiras com as crianças em espaços abertos. Para estimular, nas redes sociais da Prefeitura e nos serviços públicos que contam com sistemas de telas, vídeos e artes com sugestões de brincadeiras e a importância do ‘ar livre’ para a infância, são publicados periodicamente.

A iniciativa faz parte das ações da Rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte. “A gestão de Jundiaí está empenhada em promover à infância, espaços para o desenvolvimento qualificado, seja no ambiente escolar ou fora dele. A união entre a tecnologia e a natureza faz parte do programa educacional jundiaiense desde 2021, quando foi implantado o desemparedamento da infância nas EMEBs. Uma cidade que é boa para as crianças, é boa para todos”, salienta o prefeito Luiz Fernando Machado.

E o estímulo ao brincar livre, de acordo com o conceito da assessoria Allma Hubb, integrante da Rede Urban95 e responsável pelo desenvolvimento das ações do Programa Pé de Infância, exige apenas um tempo e um espaço. “A proposta é brincar ao ar livre, pelo menos um pouquinho por dia – que já é oferecido nas escolas da cidade, a partir do desemparedamento -, denominado ‘arzinho – todo dia um pouquinho’ e ‘arzão – aos finais de semana’, quando as famílias ou cuidadores tem a oportunidade de, em um parque, praça, quintal, varanda ou calçada, possam desenvolver atividades junto com as crianças. Essas ações estimulam a criança em diversos aspectos, que vão além do cognitivo e comportamental’, comenta o gestor de Cultura e coordenador do programa Cidade das Crianças, Marcelo Peroni.

Artes e vídeos

Nas redes sociais da Prefeitura de Jundiaí, desde o dia 1º de agosto, o tema vem sendo abordado com postagens em vídeos e artes lembrando as famílias sobre a importância do tempo ao ar livre. As publicações, que serão realizadas ao longo de todo o mês, os cuidadores das crianças desenvolvem atividades corriqueiras com a parceria dos pequenos. Entre os vídeos estão as figuras de pais, cuidadores e avós, que interagem com as crianças a partir de atividades simples, como caminhar descalço em parque, lavar as mãos na pia da cozinha, cantigas de roda e a representação de histórias a partir do uso de elementos disponíveis na casa, como batatas e palitos.

“A imaginação é o motor propulsor para as descobertas das crianças. O simples ato de visitar uma praça, um parque ou jardim e possibilitar que as crianças explorem a natureza, brinquem ao ar livre, coletem sementes, folhas, pedrinhas, gera uma infinidade de experiências, interações, conhecimento, e desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico”, comenta a gestora Vastí Ferrari Marques.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/10/brincar-ao-ar-livre-estimula-o-desenvolvimento-infantil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original