Jovens da região discutem políticas públicas na 1ª Conferência Intermunicipal da Juventude
Publicada em 12/08/2022 às 17:14Nesta sexta-feira (12) – Dia Internacional da Juventude – cerca de 500 jovens da região se reuniram para discutir políticas públicas de implementação em nível regional, na 1ª Conferência Intermunicipal da Juventude. O evento, com o tema “As novas perspectivas para a juventude”, ocorreu no auditório da Unip e teve transmissão online pelos canais da Prefeitura de Jundiaí.
Organizada pela assessoria de Políticas para a Juventude, órgão vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil, em parceria com os Conselhos Municipais de Juventude de Jundiaí e de Campo Limpo Paulista, a conferência prevista Lei Federal no 12.852, que institui o Estatuto da Juventude, também contou com apoio da Diretoria de Ensino do Estado para reunir estudantes das cidades de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jarinu, Cabreúva, Itupeva, Louveira e também do Município de Itatiba. Além do período reservado para as instâncias deliberativas, a programação contou com palestras e intervenções culturais.

“Nossa região conta com mais de 200 mil pessoas de 15 a 29 anos e com realidades e anseios diferentes. Ao promover esse evento, o objetivo é estimular o jovem a se engajar e construir juntos políticas públicas, pensando no contexto regional”, destaca a Assessora de Políticas para a Juventude, Letícia Atique Branco.
Prestigiando a abertura do evento, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância dos grêmios estudantis e de espaços abertos para o jovem refletir e se posicionar. “É fundamental participar, entender, aproveitar a oportunidade que a vida acadêmica nos dá para pensar em novos passos para a sociedade. A partir desta conferência, o jovem – representado pelos alunos de diferentes escolas públicas e privadas – poderá construir as propostas a partir do que acredita para levar ao Poder Público”, comentou, lembrando que iniciou sua trajetória política no Conselho Municipal de Juventude de Jundiaí.
O subsecretário de Juventude do Estado, Luiz Oliveira, igualmente incentivou a participação dos jovens nas discussões de demandas. “Fomentamos cada vez mais a participação dos jovens, por meio dos conselhos municipais. O Estado não faz nada sozinho. Por isso, estamos ampliando o espaço para os diálogos. Em Cabreúva, por exemplo, estão sendo investidos R$ 60 milhões na Casa da Juventude. Ao todo, estamos com 45 casas em construção”, destacou.
“Aquele que se dedica ao estudo e à sua comunidade, além de criar uma trajetória para si, auxilia os demais. O entrosamento de jovens de oitos municípios nesta conferência vai contribuir com a construção de uma sociedade melhor e mais igualitária”, acrescentou o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

Também estiveram presentes na abertura o vereador Daniel Lemos, representando a Câmara Municipal, a Dirigente de Ensino de Jundiaí, Valdete Lemos, além de prefeitos e vice-prefeitos da região, vereadores, o vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, os gestores municipais José Antônio Parimoschi (Governo e Finanças), Cristiano Lopes (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Carla Basson (Segurança Municipal), além do comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno.
Animação
A empolgação dos jovens marcou o evento. Entre uma foto e outro com companheiros que vieram de Jarinu, Fabiano Mauro, de 16 anos, destacou sua disposição em colocar propostas no papel. “Faço parte do grêmio estudantil da minha escola e vim para ouvir, entender e ajudar com ideias. Para mim, essa é uma oportunidade que temos para crescer.”
“Essa é a primeira vez que participo de um evento assim. Acho que essa é a hora de contribuir, de me envolver em discussões que são do meu interesse. Outros jovens também têm que entender a importância de lutar pelo que é melhor para nós”, falou o estudante de Jundiaí Matheus Henrique Magalhães Pessoa, 17 anos, da Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.

CONFIRA MAIS FOTOS NO FLICKR DA PREFEITURA DE JUNDIAÍ
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
19/02/2025
Prefeitura de Jundiaí oficializa doação de terreno para nova sede do Corpo de Bombeiros
-
16/02/2025
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher discute novas ações para 2025
-
26/12/2024
Jundiaí é destaque no desenvolvimento de políticas voltadas à juventude
-
20/12/2024
Na Sala Futuro, Conselho Municipal da Juventude faz balanço das políticas de juventude
Baixe as fotos desta notícia na resolução original