Em comemoração ao Dia da Padroeira de Jundiaí, Praça da Matriz recebe missa e procissão

Publicada em 15/08/2022 às 12:43

Nesta segunda-feira, dia 15, foi comemorado o Dia da Padroeira de Jundiaí, Nossa Senhora do Desterro. Uma história que começou lá em 1651, quando no atual Centro de Jundiaí, na época apenas povoado, foi construída uma capela, que anos depois, em 1655, foi responsável pela elevação do pequeno povoado em Vila de Jundiahy.

Para celebrar a padroeira, a Catedral Nossa Senhora do Desterro, conhecida como Matriz, recebeu a missa em comemoração à data, que foi comandada pelo novo Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro. Logo após, os fiéis saíram em procissão pelas ruas do Centro da cidade. A cerimônia contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, do vice-prefeito Gustavo Martinelli, e demais autoridades do município.

Luiz Fernando Machado se ajoelha em oração
Luiz Fernando Machado participa da missa do Dia da Padroeira de Jundiaí

“Sou muito devota de Santa Mônica e costumo vir sempre nas missas aqui na Matriz. Hoje em dia tenho ido um pouco menos por conta de idade, mas sempre que posso tento comparecer. Hoje trouxe comigo minha vizinha, amiga de longa data, e minha sobrinha”, comenta Maria Grazi de Biaggio Silva, de 83 anos.

A Padroeira

Nossa Senhora do Desterro foi escolhida a padroeira da cidade porque é aquela, segundo o catolicismo, protege e defende como uma mãe para os que vivem no local. Neste caso, como uma mãe para os jundiaienses. Ainda em 1651 iniciou-se a construção da igreja que substituiria a primeira capela feita pelos considerados fundadores de Jundiaí, Rafael de Oliveira e Petronilha Antunes. Eles foram um dos primeiros colonizadores que chegaram a região, em 1615.

Bispo Dom Arnaldo comanda a celebração na Matriz
Bispo Dom Arnaldo comanda a celebração na Matriz

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/15/em-comemoracao-ao-dia-da-padroeira-de-jundiai-praca-da-matriz-recebe-missa-e-procissao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original