Agosto Dourado: Jundiaí inicia uso da plataforma Alertas Primeira Infância

Publicada em 16/08/2022 às 18:19

Dentro das iniciativas do Agosto Dourado, nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Jundiaí iniciou o uso da plataforma “Alertas Primeira Infância”, que reúne informações intersetoriais sobre crianças e gestantes e identifica quais estão em situação de vulnerabilidade por meio de alertas e indicadores. A iniciativa integra o projeto rede Cidade das Crianças e a rede Urban 95. O start ao projeto foi dado na Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) São Camilo.

Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologias Geo-Sociais, a plataforma é disponibilizada gratuitamente para todos os municípios da rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte. O sistema aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, apresentando as informações sobre os serviços utilizados e emitindo alertas que permitirão a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.

 “Um dos maiores desafios das cidades é reunir informações sobre crianças e gestantes em um só banco de dados.  Essa tecnologia organiza e integra dados de serviços públicos municipais, mostrando os alertas de riscos. Isso permite com que o Poder Público faça o monitoramento da vulnerabilidade desse público para tomar decisões e desenvolver políticas públicas voltadas ao bem-estar da primeira infância. Se a criança não compareceu às consultas, por exemplo, o sistema aponta a pendência na UBS, no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) ou na EMEB e é feita à comunicação entre os serviços públicos para a busca dessa família para entender o que ocorreu, para orientar e direcionar ao atendimento”, informa a articuladora Regional do Comitê do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Gerusa Moura.

Na Nova UBS São Camilo, representantes das Unidades de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social acompanharam o primeiro dia de utilização da plataforma

Nesta primeira fase, foram definidos sete alertas: criança fora da escola; demanda criança feliz; criança em atraso na consulta de puericultura; gestante em atraso na consulta de pré-natal; gestante que não realizou teste de HIV; gestante que não realizou testes de Sífilis; e gestante que não realizou consulta odontológica.

“Jundiaí prioriza a infância e entende que os cuidados na gestação e nos anos iniciais de vida – 0 a 3 anos – são essenciais e terão reflexos. A redução da desigualdade social se dará a partir de investimentos na criança. Desde 2017, aplicamos políticas públicas consistentes voltadas para esse público para colher resultados a médio e longo prazo. Esse sistema facilita o trânsito de informações e, ao identificar crianças e gestantes em situação de risco, permitirá com que a intervenção junto às famílias ocorra de forma imediata, além de nos subsidiar em novos projetos sociais”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Aprovação
Para a gerente da Nova UBS São Camilo, Larissa Zanotto Costardi, a ferramenta vai ajudar no trabalho diário. “A plataforma vem para auxiliar no fluxo de um trabalho que já desenvolvemos. Essa é uma população que precisa de mais cuidados. O manuseio é fácil e simples”, comentou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/16/agosto-dourado-jundiai-inicia-uso-da-plataforma-alertas-primeira-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original