Projeto Aconchego realiza entrega de camas hospitalares que serão emprestadas para entidades

Publicada em 19/08/2022 às 13:48

Inaugurada em outubro de 2021, a Oficina Escola “Projeto Aconchego” é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do CDP de Jundiaí, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap”, que visa capacitar os apenados da unidade prisional para o conserto de camas hospitalares, destinadas a pacientes carentes em internação domiciliar.

As primeiras camas foram entregues nesta sexta-feira, dia 19, durante solenidade realizada no Fundo Social de Solidariedade (Funss) e serão emprestadas para entidades com cadastro atualizado no Funss. As quatro primeiras unidades atenderão assistidos da Casa da Fonte, localizada na região do Jardim Novo Horizonte.

Solenidade de entrega ocorreu no auditório do Fundo Social, no Parque da Uva

Durante a entrega, estiveram presentes o Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo; o diretor executivo da Funap, Henrique Pereira de Souza Neto; o coordenador das Unidades Prisionais da Região Central, Jean Ulisses Carlucci; o diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação da Região Central  Bruno Correia Múfalo; o diretor do CDP de Jundiaí, Alexandre Apolinário de Oliveira; o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; a presidente do Funss, Vanessa Machado; o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos; o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi; a diretora do Funss, Francine Picardi; o superintendente do HSV, Matheus Gomes; o membro da diretoria estatutária do HSV, Denilson Cardoso de Sá; o presidente do Conselho Gestor do HSV e capelão Pe. Clóvis Fontenla; o presidente do Conselho Central de Jundiaí da Sociedade São Vicente de Paulo e assessor filantrópico do HSV, Aldo Fonseca, dentre outras autoridades.

A ideia surgiu a partir de uma visita do diretor do CDP de Jundiaí, Alexandre Apolinário de Oliveira, ao Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), onde teve oportunidade de conhecer o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, que visa revitalizar os 71 quartos do hospital centenário por meio da iniciativa privada e pessoas físicas.

Deste total, 33 quartos já tiveram obras concluídas antes da pandemia de Covid-19. “A iniciativa inclui a substituição de camas. Foi aí que surgiu a ideia de atrelar o conserto de unidades que seriam descartadas, ampliando sua vida útil para o uso em outras situações, a um projeto de ressocialização”, relembra Oliveira.

Após a reforma, as camas serão emprestadas para entidades

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, ressalta a importância de parcerias como esta para o avanço de melhorias estruturais e sociais. “Mais uma vez percebemos o quanto as parcerias são importantes para o bom funcionamento e geração de resultados de uma gestão. Essa é uma iniciativa que tem nosso total apoio, uma vez que nos ajuda a cuidar ainda melhor da saúde da população e propicia o aprendizado de um ofício para detentos, o que é fundamental na recuperação da dignidade humana”, avalia o prefeito.

O superintendente do HSV, Matheus Gomes, vê a parceria como uma oportunidade de ultrapassar os muros do Hospital São Vicente e expandir o cuidado com a nossa população. “Nos sentimos honrados por essa parceria com o CDP e o Funss, que nos permite hoje auxiliar não só na área de saúde, mas educacional e social também. Isso faz parte do Planejamento Estratégico do nosso hospital no qual buscamos criar ações de importância para toda a comunidade. Com essa parceria podemos promover a ressocialização dos detentos e propiciar maior conforto e dignidade aos pacientes acamados”, diz.

Para o diretor executivo da Funap, Henrique Pereira de Souza Neto, a participação no projeto concilia a missão institucional da fundação com a oportunidade de beneficiar à população local. “Ações como essa, que proporcionam benefícios diretos à sociedade, trazem mais consciência às pessoas privadas de liberdade da importância do trabalho e de um convívio social sadio, agregando ainda mais valor às iniciativas de reintegração social”, avalia Neto.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, explica que o Funss fará a intermediação entre o HSV e a entidade. “O empréstimo das camas será feito pelo hospital e o destino até a família que precisa do equipamento ocorrerá por intermédio de uma instituição cadastrada no Fundo Social. Quando o paciente estiver com a saúde reestabelecida, a cama será devolvida para a instituição e encaminhada a outro paciente que tenha a necessidade”, relata.

O Projeto Aconchego tem o objetivo de capacitar seis turmas, cada uma com 16 alunos, em auxiliar de metalurgia e reformar 52 camas para doação aos pacientes.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/19/projeto-aconchego-realiza-entrega-de-camas-hospitalares-que-serao-emprestadas-para-entidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original