Projetos incentivados fomentam o esporte e atraem participantes em Jundiaí
Publicada em 20/08/2022 às 09:08As parcerias entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) com empresas privadas do terceiro setor sem fins lucrativos para fomentar o esporte têm sido um grande sucesso, ampliando a oferta de modalidades esportivas de iniciação e competição como forma de promoção da saúde para diversos públicos em Jundiaí. Modalidades como handebol, basquete, tênis e até o triathlon possuem projetos incentivados na cidade, atendendo crianças e jovens na iniciação esportiva e equipes competitivas.
Através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte 13.918/2009 e Lei nº 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), as entidades sem fins lucrativos com projetos aprovados no âmbito estadual ou federal realizam a captação de recursos com as empresas que irão portanto viabilizar a realização desses projetos na cidade, com toda a estrutura de materiais esportivos, uniformes e recursos humanos, e em parceria com a administração municipal, por meio da UGEL, executar projetos destinados às crianças e jovens contribuindo para a formação de cidadãos e até futuros campeões de alto rendimento.
“Jundiaí tem no esporte uma importante ferramenta de transformação social, formação de jovens e promoção da qualidade de vida. As leis de incentivo são parte importante da nossa estratégia de fomento ao esporte e das práticas esportivas em Jundiaí. Essas parcerias, juntamente com a concessão de espaços pela Prefeitura de Jundiaí, contribuem para ampliar as oportunidades à prática do esporte na cidade, e serão cada vez mais utilizadas pela nossa unidade de gestão”, comenta o gestor da UGEL, Luís Cláudio Tarallo.

Triathlon
O projeto “Escolinha de Triathlon” idealizado pelo triatleta que representou o Brasil em três olimpíadas, Juraci Moreira Jr, oferece na cidade a 50 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos a chance de praticar um esporte olímpico com estrutura profissional. O projeto estreou em maio de 2022 e utiliza a estrutura do Bolão para os treinamentos da modalidade que contempla a corrida, ciclismo e natação, ministrado pela professora e triatleta Michele Cezar. O projeto tem 12 núcleos no país, e em Jundiaí, é patrocinado pelas empresas Astra e Japi, que fazem parte do mesmo grupo, CRS Brands, do grupo Cereser, e Castelo Alimentos.
“Todos os equipamentos, como bicicletas, capacetes, uniformes e outros acessórios foram adquiridos através do valor investido por elas. No nosso caso, o fator mais importante é que são empresas de Jundiaí que acreditam no esporte da cidade e fazem com que as aulas aconteçam. Tudo é realizado nos moldes da Lei Federal de Incentivo ao Esporte”, comenta Juraci.
“Já a parceria com a Prefeitura de Jundiaí é muito importante, pois é a entidade que viabiliza o local para implantação do projeto, no caso o Bolão, que tem uma estrutura excelente para desenvolver o projeto”, complementa.

Handebol
Os projetos de handebol feminino existem há mais de 35 anos em Jundiaí. Ao todo, são contemplados mais de 100 atendidos entre alunos, atletas e colaboradores nos projetos “Bom de Bola, Bom na Escola” para crianças de 11 a 14 anos e o projeto “Formando Campeões nas Quadras e Para a Vida”, a partir dos 15 anos de idade.
Esses projetos recebem o apoio das empresas Cola-Cola FEMSA, Brasilata e Coopercica, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Já o projeto “Preparando Mãos para o Futuro” aprovado via Lei Federal de Incentivo, será executado no Centro Comunitário no bairro do Tamoio para crianças e adolescentes e ainda se encontra em busca de empresas “madrinhas” que possam aportar o IR, assim com já fizeram as CRS Brands, Howden, Boa Supermercados e Brasilata.
“O município com a cessão de espaço, a Unidade de Gestão de Esporte e as empresas privadas formam um tripé muito importante para o desenvolvimento dos projetos esportivos no município, e no handebol, especificamente, ressaltamos a importância desse olhar para a valorização da menina e mulher no esporte e todos os benefícios que por meio dele são possíveis de alcançar”, relata Rita Orsi, Educadora Esportiva da UGEL e coordenadora técnica dos projetos incentivados da modalidade.

Basquete
No basquete, as aulas acontecem por meio da parceria entre a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí, e o “Projeto Cesta de Três”, idealizado pela ex-atleta da seleção Brasileira de Basquete, Helen Luz. O projeto via Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, começou em Jundiaí há 3 anos e funciona em núcleos, nas EMEBs Anna Rita Alves Ludke, Pedro de Oliveira e Ivo de Bona. A empresa patrocinadora é a Fini, e o projeto contempla, materiais esportivos, uniformes e recursos humanos. As aulas são realizadas à tarde e à noite, em turmas divididas por gênero e idade.
De acordo com a responsável Helen Luz, o projeto tem dado muito certo. “A parceria com a Unidade de Gestão de Educação é muito importante, ao todo, temos 225 crianças matriculadas, entre meninos e meninas de 7 a 12 anos. Tenho uma história de transformação através do esporte na minha vida, e esse incentivo das empresas privadas torna possível que a gente faça a diferença na vida destas crianças”, relata.
Tênis
Outra modalidade que desenvolve projeto via Lei de Incentivo ao Esporte em Jundiaí é o tênis de campo. O professor Leonardo comenta que essa parceria permite um trabalho extremamente importante de manutenção do esporte enquanto política pública de educação, saúde e integração social. O projeto “Tênis e Cidadania” é realizado pela Fundação Tênis com apoio da empresa Gerdau.
“A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa social e educativo, por meio do esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Este trabalho é direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Realizamos nossas atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento integral de nossos alunos com base nos valores olímpicos da amizade, respeito e excelência”, comenta Leonardo. As aulas são realizadas no vetor oeste, no Complexo Esportivo José De Marchi e atendem cerca de 100 crianças.
Lei de Incentivo
Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de determinações dos contribuintes sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos.

Assessoria de Imprensa
-
22/02/2025
Centro Esportivo Aramis Polli recebe melhorias em iluminação e zeladoria após dez anos sem manutenção
-
19/02/2025
Programa da Prefeitura de Jundiaí promove encontro entre crianças e campeãs mundiais de Beach Tennis
-
19/02/2025
Prefeitura de Jundiaí divulga a primeira chamada da lista de espera para vagas remanescentes de natação infantil e adulta
-
18/02/2025
Unidade de Esporte inicia temporada de beach tennis com a presença de atletas renomadas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original