DEBEA leva conscientização sobre guarda responsável de animais à rede municipal de ensino

Publicada em 23/08/2022 às 16:13

Toda criança sonha em ter um bichinho de estimação, mas nem todas sabem todos os cuidados necessários para dar uma vida alegre e saudável ao seu pet. Pensando isso, o Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA), através da diretora Daniela Araújo Passos, realizou na manhã desta segunda-feira (22) na EMEB Geraldo Pinto Duarte Paes, no bairro Eloy Chaves, para uma dinâmica com alunos do 3º ano de conscientização sobre guarda responsável de animais.

A criançada adorou e todos quiseram participar da brincadeira. “Nós brincamos com um dado que tinha desenho de patinhas e cada casa do tabuleiro tinha uma pergunta sobre os animais. Aprendemos que é preciso cuidar do seu animalzinho, sem abandoná-lo, sem deixá-lo em casa sozinho quando for viajar ou como alimentar da maneira correta. Foi um jogo cheio de ensinamentos”, conta a aluna Monise Barrocal, de 8 anos.

A visita faz parte do “Programa Bem-Estar Animal”, que leva às Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) de Jundiaí lições sobre como cuidar adequadamente dos animais de estimação, sempre com muitas brincadeiras e interação com as crianças. A ação visa aluno dos terceiros anos e foi retomada com a volta às aulas presenciais após a pandemia. Desta vez, a diretora Daniela levou um tabuleiro e um dado gigantes, para que as crianças se sentissem parte da apresentação.

Daniela Araújo realiza brincadeira interativa com alunos do terceiro ano, com dado e tabuleiro
Daniela Araújo realiza brincadeira interativa com alunos do terceiro ano

“Fizemos hoje um jogo trilha, educativa e de forma interativa, para trazer assuntos importantes de maneira lúdica para que as crianças se divirtam e aprendam ao mesmo tempo. Com isso eles acabam se entusiasmando pelo assunto e levam para casa questões como castração, vacinação, e entendem que os animais também têm sentimentos”, comenta Daniela Araújo, diretora do DEBEA.

“Já havíamos recebido um evento assim antes da pandemia e as crianças adoraram, por isso fomos atrás do DEBEA para que fosse possível realizar novamente, desta vez com outras turmas. Trazer alguém com conhecimento técnico sempre agrega muito ao aprendizado das crianças”, comenta a coordenadora da EMEB Geraldo Pinto Duarte Paes, Maria Elvira Piovan.

O DEBEA é um órgão da Prefeitura vinculado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGOUMA), executor de ações que estimulam a guarda responsável dos animais domésticos, promovendo o seu bem-estar através de medidas educativas e até mesmo punitivas, visando diminuir o abandono e os maus tratos aos animais domésticos de estimação, de produção e silvestres.

Daniela Araújo realiza brincadeira interativa com alunos do terceiro ano, com dado e tabuleiro
Alunos recebem lições a respeito dos animais de estimação

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/23/debea-leva-conscientizacao-sobre-guarda-responsavel-de-animais-a-rede-municipal-de-ensino/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original