Complexo Fepasa recebe melhorias em diversas frentes ao longo desta semana

Publicada em 24/08/2022 às 17:17

A Prefeitura tem realizado, ao longo desta semana, uma série de intervenções de manutenção e melhorias no Complexo Fepasa, como parte da programação da Semana Novo Complexo, iniciativa do Comitê de mesmo nome criado este ano pela Prefeitura.

Entre as ações estão a pintura das calçadas internas, limpeza de canaletas e pintura de grelhas de escoamento de águas pluviais, aplicação de cal nos barrados dos prédios, lavagem da fachada, corte de mato, além de podas e plantio de árvores e a implantação de novo gramado em sua praça principal. Outra novidade importante é o asfaltamento do acesso ao estacionamento coberto, de modo que os veículos não transitem mais por área de terra, e a implantação de nova sinalização de circulação do estacionamento.

Acesso dos veículos ao estacionamento, agora coberto, foi asfaltado nesta quarta-feira (24)

Segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, intervenções somam-se aos que já vem sendo realizadas no espaço. “Desde a transferência da Cultura para o Complexo já foram realizadas inúmeras intervenções para a sua preservação e para melhorar a experiência de uso para seus frequentadores. Entre as mais recentes estão a transferência do estacionamento para uma área coberta, a transformação da praça principal em uma grande área parque e o deslocamento das locomotivas para áreas de menor circulação. Todas intervenções previstas em seu Plano Diretor de 2020, que define a sua destinação enquanto equipamento cultural, e aprovadas pelos órgãos de proteção envolvidos”.

O diretor do Departamento de Gestão do Complexo, William Paixão, explica o contexto das melhorias. “Este cronograma intenso de intervenções é mais uma ação do Comitê ‘Novo Complexo’, em que estão envolvidos os diversos segmentos e órgãos públicos que atuam aqui dentro. Muita coisa já foi feita, mas esta é uma ocasião para mudar a chave do entendimento também de quem não frequenta aqui diariamente, sobre a preservação e ocupação deste espaço. Uma das maiores conquistas da semana é que a partir de agora ninguém precisará mais transitar pela terra, algo que desejávamos há muitos anos.  

Peroni também adianta que o espaço deverá receber ainda outras instalações, voltadas à Infância. “Como base no programa municipal Cidade das Crianças e no foco do Município para se tornar uma cidade Urban95, o Complexo Fepasa já conta com instalações, por exemplo, dos totens do Pé de Ouvido e tem recebido atrações culturais voltadas para este público e para os cuidadores que acompanham. E esta será também a tônica das programações que traremos para cá no futuro”.

Mais intervenções
Outra intervenção em andamento no Complexo é a obra de recuperação de Plataforma de Desembarque de passageiros, localizada nos fundos da atual Sala Jundiaí de Espetáculos. A intervenção tem investimentos de R$ 700 mil, viabilizados pela classificação de Jundiaí como Município de Interesse Turístico (MIT), pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens.

Plataforma de desembarque também passa por obra de recuperação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/24/complexo-fepasa-recebe-melhorias-em-diversas-frentes-ao-longo-desta-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original