Jundiaí apresenta conquista do duplo A na avaliação de riscos feita pela Austin Rating

Publicada em 24/08/2022 às 16:18

Nessa quarta-feira (24), o Prefeito Luiz Fernando Machado e o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi receberam, na Fábrica das Infâncias Japy, representantes de diversos setores da economia local para um café da manhã, para falar de economia. O motivo do encontro foi a apresentação da avaliação de Rating de Jundiaí. O município conquistou a segunda melhor nota na escala internacional de rating, um duplo A (brAA+) de longo prazo. As empresas participantes do evento são responsáveis por mais de 165 mil empregos formais na cidade e compõem uma das principais economias do país.

“Temos em Jundiaí uma gestão de qualidade que busca a excelência. Organizar a casa e colocar as contas públicas em dia permitiu que a gente conquistasse essa posição na escala de rating. Essa avaliação externa gera credibilidade e serve para demonstrar nossas garantias para investir ainda mais em serviços e obras para a nossa população, em especial às nossas crianças, uma vez que somos a Cidade das Crianças”, afirmou o Prefeito Luiz Fernando Machado.

O evento foi organizado pela Unidade Central de Parcerias Estratégicas/Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à UGGF, e contou com a presença do economista–chefe da Austin Rating, Alex Agostini. O profissional iniciou com uma apresentação das perspectivas macroeconômicas e explicou a trajetória do município que levou à conquista do duplo A. “Os indicadores de Jundiaí são bastante positivos e indicam um acerto da gestão na alocação dos recursos. Para o empresário isso também é muito positivo, pois em um bom ambiente é possível encontrar equilíbrio fiscal e mão de obra qualificada” analisou o economista.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Prefeito Luiz Fernando Machado,. segura microfone, e apresenta dados de Jundiaí. Ao lado, José Antonio Parimoschi
Prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi

A análise foi compartilhada por empresários presentes no evento. Para Alexandro Zavarizi, presidente regional de uma multinacional, Jundiaí deve servir de referência para outras cidades. “Esses dados com certeza aumentam a nossa segurança para investir no município. O que geramos de riqueza é claramente percebido ao andar pela cidade”, contou. Fernando Pietro, diretor regional do SESCON, avaliou da mesma forma. “Ver que Jundiaí investe nas crianças e tem bons indicadores é fundamental na avaliação, no momento de indicar o município como um bom lugar para abrir um negócio”.

Gestão de Excelência

Alguns dos fatores que levaram a cidade à segunda maior nota do rating foram os econômicos, sociais e principalmente os indicadores relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal, como o baixo nível de endividamento da Prefeitura. Isso quer dizer que o município tem alta capacidade para honrar seus compromissos fiscais e financeiros e investir em políticas públicas que promovem o desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores.

Graças a essa situação financeira saudável, Jundiaí conseguiu aprovar uma operação externa de financiamento de U$64 milhões. Os recursos serão investidos em mais de 30 ações nas áreas de mobilidade, com obras de infraestrutura viária, drenagem, acessibilidade, meio ambiente, economia criativa e cultura, educação, esporte e saúde, abrangendo todas as regiões do município, com o intuito de modernizar a infraestrutura da cidade e oferecer serviços públicos eficazes e sustentáveis.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: espaço com amplas janelas de vidro transparente basculante e estrutura de aço aparente recebe telão com projeção de dados sobre Jundiaí. Homem com terno azul e camisa branca segura microfone e explica informações econômicas de Jundiaí para plateia formada por empresários e representantes de instituições setoriais de Jundiaí
Economista–chefe da Austin Rating, Alex Agostini, apresentou indicador de Jundiaí e os cenários econômicos nacional e internacional

“Com planejamento e responsabilidade na gestão financeira, vamos, a cada ano, melhorando ainda mais a infraestrutura da cidade e a oferta de serviços de qualidade à população. Jundiaí é uma potência econômica, mas o nosso desafio é reduzir as desigualdades sociais e investir em políticas públicas que promovem o desenvolvimento das nossas crianças e da cidade. Uma cidade boa para as crianças é boa para todos”, afirmou José Antonio Parimoschi.

Austin Rating – A Austin Rating é uma agência classificadora de risco de crédito de origem brasileira. Foi a primeira empresa nacional a conceder ratings no Brasil. Além do pioneirismo na classificação de risco de crédito, a empresa se caracteriza pelo desenvolvimento de metodologia própria, a qual adapta padrões internacionais ao mercado financeiro nacional e suas particularidades.

Confira mais fotos do evento no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/24/jundiai-apresenta-conquista-do-duplo-a-na-avaliacao-de-riscos-feita-pela-austin-rating/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original