No Dia da Infância, Jundiaí, Cidade das Crianças, debate segurança no trânsito e mobilidade

Publicada em 24/08/2022 às 17:55

No dia da Infância, comemorado nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Jundiaí promoveu para equipe intersetorial de diversas Unidades de Gestão uma formação de sensibilização sobre “Visão Zero”, conceito que busca reduzir a zero o número de mortes no trânsito.

O encontro, realizado no auditório do Paço Municipal, foi promovido pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), e contou com as apresentações de representantes da WRI Brasil, braço nacional do “World Resources Institute”, e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.

Tais organizações são parcerias da Prefeitura desde o ano passado para a viabilização do conceito de Ruas Completas, que consiste na criação de vias que contemplem confortavelmente todos os usuários, principalmente os mais vulneráveis, como crianças, idosos e pedestres em geral, incluindo também os meios de transporte e a vegetação.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças, pois aqui elas são prioridade nas políticas públicas e são escutadas com muito carinho e atenção. Um dos pedidos do documento que nosso primeiro Comitê das Crianças me entregou, em dezembro de 2019, era com a segurança no trânsito, pois elas estavam preocupadas com a velocidade dos veículos em frente à escola em que estudavam. E esse tema tem sido tratado de modo intersetorial pela Prefeitura em iniciativas como esta, proposta para os técnicos dos serviços ao longo desta semana”, comentou o prefeito, Luiz Fernando Machado.

Proposta está alinhada com as redes das quais Jundiaí faz parte, como a Latino-Americana de Cidade das Crianças e Urban95

Segundo o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz, propostas da sensibilização reforçam o que as equipes já realizam na prática. “Este treinamento tem o objetivo de formar multiplicadores com base em conceitos que, de certa forma, já fazem parte do dia a dia e das práticas das equipes. Inspirados nos exemplos positivos de cidades como Oslo e Helsinque, Jundiaí também trabalha para reduzir a zero os acidentes letais e, ainda que os acidentes de percurso, resultados de fatores diversos, que ninguém pague com a vida”.

Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos interlocutores da Prefeitura para as políticas públicas voltadas para a Infância, o encontro está alinhado com as iniciativas internacionais às quais Jundiaí tem adesão. “Um dos temas mais reforçados pelo professor Tonucci, idealizador da Rede de Cidades das Crianças, é o de devolver as cidades para crianças. E isso só é possível com a garantia de autonomia delas nas ruas, por meio da priorização dos pedestres. A proposta vai ao encontro também do conceito Urban95, outra rede de que Jundiaí faz parte, que está preocupada com a cidade vivida e enxergada por uma criança de até 95 centímetros, altura média máxima de uma criança de até seis anos”.

As apresentações ficaram a cargo de Diogo Lemos e Rafaella Basile, que são, respectivamente, coordenador e analista de Mobilidade e Ruas Seguras da Iniciativa Bloomberg, e Reynaldo Mello Neto, analista de Mobilidade Ativa da WRI Brasil. Além da apresentação para as equipes, intercaladas para que não houvesse interrupção nos serviços, o grupo também irá realizar, nesta quinta-feira (25), visitas a diversos pontos da cidade.

Além dos servidores técnicos da UGMT, também participam das atividades servidores das Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e de Infraestrutura e Serviços Público (UGISP) e seus respectivos gestores, Sinésio Scarabello e Adilson Rosa.

Formação com as equipes foi realizada ao longo desta quarta (24) e segue também com atividade de campo nesta quinta-feira (25)

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/24/no-dia-da-infancia-jundiai-cidade-das-criancas-debate-seguranca-no-transito-e-mobilidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original