Saúde alerta para importância da vacinação contra Poliomielite

Publicada em 24/08/2022 às 11:45

Balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação aponta que Jundiaí vacinou 2.924 crianças menores de cinco anos contra Poliomielite, o que representa apenas 14,48% das 20.184 aptas a tomar a vacina. A meta é atingir pelo menos 95% do público-alvo. A aplicação prossegue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das salas de vacinação. Aos sábados, também são disponibilizados pontos para imunização. No próximo sábado (27), estarão abertas as UBSs Hortolândia e Fazenda Grande, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 15h30.

Desde 2015, o Brasil registrada queda de coberturas vacinais. A campanha, desencadeada no dia 8 de agosto pelo Ministério da Saúde, visa reverter esse quadro, aumentando a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendas pelo Plano Nacional de Imunização e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, além de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País. A preocupação de pesquisadores é que o movimento de queda coincide com o ressurgimento de casos de Pólio em locais em que a doença já estava erradicada, como Estados Unidos, Malawi e Israel. No Brasil, o último caso confirmado de Poliomielite foi em 1989.

“Infelizmente, a procura ainda está abaixo do esperado. Muitas pessoas têm a falsa sensação de que algumas doenças foram erradicadas, mas os vírus ainda circulam. Precisamos manter o País livre de doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Alertamos para que os pais e/ou responsáveis levem as crianças e os adolescentes para as doses necessárias”, enfatiza a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

A meta é atingir pelo menos 95% do público-alvo. Aplicação das vacinas ocorre em todas as UBSs de Jundiaí

A campanha prossegue até 9 de setembro. Contra a Poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano recebem a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP).

Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Confira o endereço de todas as UBSs

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/24/saude-alerta-para-importancia-da-vacinacao-contra-poliomielite/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original