Perigo no Trânsito: Semana Municipal de Prevenção das Deficiências conscientiza riscos para estudantes

Publicada em 26/08/2022 às 17:50

A Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Educação Inclusiva (Dein), promoveu ações ao longo da Semana Municipal de Prevenção das Deficiências (lei municipal 4043/92) para fortalecer, junto aos estudantes, atitudes conscientes de prevenção às deficiências ocasionadas por acidentes de trânsito ou outras condições, já que algumas deficiências podem ser adquiridas ao longo da vida.

Este ano a semana foi organizada de forma que todas as unidades escolares municipais, por meio de troca de experiências, rodas de conversas, dinâmicas, estudos e atividades direcionadas, refletissem sobre o tema em seu território escolar contribuindo para atitudes conscientes de prevenção.

Os professores do Atendimento Educacional Especializado desenvolveram propostas dentro dos temas Vacinação; Alimentação saudável; Educação no trânsito; Acidentes domésticos; Automedicação / Autocuidado / Tratamento adequado a doenças pré-existentes (ex. diabetes, infecção de urina, otite, etc) e Práticas esportivas: segurança e prevenção para serem desenvolvidas junto as equipes escolares.

As ações ocorreram de forma intersetorial, com a participação da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde e Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte.

Os alunos do 4º e 5º ano da EMEB Ivo de Bona, receberam diversas atividades, entre elas, a palestra do agente de trânsito, Vagner Quintiliano. A aluna Raissa Oliveira, 9 anos, gostou bastante da palestra e levará aprendizagens para a casa. “Foi muito legal e educativo. Eu aprendi que temos que respeitar os pedestres e também os cadeirantes, vou levar esse ensinamento para meus pais, irmãos e para minha vida.”

A ação pontuou a importância de respeitar a sinalização e quais os perigos de uma deficiência provisória ou permanente após um acidente de trânsito. “É um trabalho que foca nos aspectos seguros de transitar, caminhar, conduzir e se comportar no trânsito, para buscar cada vez mais a nossa segurança”, completa o agente de trânsito.

O foco da imagem está em um homem, o agente de trânsito, vestido de camisa amarela. ele está ao lado de um aluno, conversando com ele. O aluno está de uniforme azul, da Prefeitura de Jundiaí, e segura um caderno. Os dois estão em pé em ambiente externo da escola, com um jardim no fundo.
Vagner conversa com as crianças em ação de conscientização

A professora Vanessa Barbin, ressalta a necessidade de receber esses profissionais na escola.“É importante recebermos esses profissionais para que a criança vivencie esses momentos desde pequenos para que se torne uma situação natural na vida dela”, conclui.

As escolas municipais estão recebendo diversos eventos no tema para as crianças durante a Semana. A coordenadora pedagógica do Departamento de Educação Inclusiva, Joyce Rodrigues esteve presente para contribuir com os encontros.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/26/perigo-no-transito-semana-municipal-de-prevencao-das-deficiencias-e-conscientiza-riscos-para-estudantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original