PAIT comemora 15 anos mudando vidas em Jundiaí

Publicada em 27/08/2022 às 08:08

“Sim, minha vida mudou. Minha autoestima está lá em cima, o que não tem preço. É um dos melhores programas que conheço, pois me acolheu, não me rotulou, mostrou que tenho uma doença e que preciso de ajuda. Faz um ano e oito meses que estou sem fumar”, afirma Claudia Buch, de 54 anos, participante do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), desenvolvido pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Neste mês, o PAIT chega aos 15 anos com mais de 8 mil pessoas auxiliadas, assim como Claudia. A ação foi iniciada justamente no 29 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data em que são reforçadas as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Claudia afirma que encontrou o auxílio que precisava no programa

“Essa iniciativa é reconhecida como modelo de programa de controle do tabagismo. É um orgulho para Jundiaí. Nesses 15 anos de atividade do PAIT, tivemos o privilégio de oferecer a oportunidade para o fumante parar de fumar, reencontrar sua saúde, qualidade de vida e libertação da dependência do cigarro”, comemora o médico coordenador do programa, Carlos Costa.

O atendimento do PAIT inclui, além de acompanhamento completo com encontros em grupos e atendimentos individualizados, a dispensação de medicamentos para os casos necessários. Os encontros das turmas são presenciais. Neste ano, aproximadamente 200 pessoas já foram auxiliadas nos grupos permanentes do Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e de Complexo Argos e nas turmas formadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Para marcar mais um aniversário, será realizado um evento aberto ao público no dia 29 de agosto, às 18h, no Complexo Argos (Centro de Capacitação, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens). O encontro contará com depoimentos de pessoas que caminham ou caminharam com o grupo e superaram o vício.

Neste ano, aproximadamente 200 pessoas já participaram das turmas

Como participar
Para participar do PAIT, os interessados devem procurar as UBSs para informar o interesse em ingressar no programa e verificar as turmas. No NIS, o grupo se reúne todas as terças e quartas-feiras, às 14h, e no Complexo Argos, às segundas-feiras, às 18h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/27/pait-comemora-15-anos-mudando-vidas-em-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original