No Funss, histórias de superação marcam cerimônia de formatura

Publicada em 06/09/2022 às 14:06

A tarde de terça-feira (06) foi marcada por histórias de superação, no Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss). Isso porque o auditório da unidade, no Parque da Uva, recebeu a primeira solenidade de formatura dos alunos dos cursos gratuitos após a pandemia do Novo Coronavírus. “Por mais de dois anos, a Unidade teve cautela e responsabilidade na retomada das capacitações e na realização de cerimônias como esta. Foi um período desafiador, mas necessário para garantir a segurança e a saúde de todos”, explicou a primeira-dama, Vanessa Machado.

Com o evento, mais 125 alunos estão aptos ao mercado de trabalho. Eles participaram dos seguintes cursos, realizados no mês de agosto: Auxiliar de Cabeleireiro; Manicure e Pedicure; Eletricista Residencial, Bolos e Tortas; Costura – Avançado; e Cuidador de Idosos; além dos workshops de Doces para Festa e de Salgados para Festa.

Denise participou do curso de Manicure e Pedicure

Denise Dias Barbosa da Silva, de 38 anos, por exemplo, foi aluna de Manicure e Pedicure. Pela primeira vez em uma capacitação oferecida pelo Fundo Social, a atendente falou da felicidade em participar. “Eu já tinha conhecimento em designer de sobrancelhas e em depilação. Este curso, totalmente gratuito, superou as minhas expectativas. A minha ideia para o futuro é ter o meu próprio negócio”, contou.

A Maria Ilza de Souza Cruz, de 57 anos, não perdeu tempo e participou dos workshops de gastronomia. A ideia dela, agora, é aproveitar esta nova fase para inovar. “Sou auxiliar de enfermagem aposentada, mas não quero ficar parada, em casa. Por isso, as aulas vieram como uma possibilidade de aprender coisas novas e, quem sabe, até empreender”, disse.

Já o Ronaldo Antonio Gomes Agostinho foi o único aluno do curso de Cuidador de Idosos. “Na minha família, temos quatro idosos e eu procurei o Fundo Social para aprender a cuidar melhor de cada um deles. Gostei muito do que vi e vivi aqui”, compartilhou.

De fevereiro até julho de 2022, o Fundo Social já disponibilizou 826 vagas gratuitas, sendo 599 vagas na sede do Funss e 227 descentralizadas em bairros. Em 2021, o Funss ofertou 1.746 vagas em cursos, workshops e oficinas. A cada ano, os números consolidam a vocação do Fundo Social voltada à qualificação profissional. É que desde 2017 são mais de 23 mil vagas oferecidas para a população, gratuitamente. “Nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo e proporcionar condições de geração de renda e emprego, melhorando a qualidade de vida da população”, concluiu Vanessa.

Luiz Fernando: formação é alicerce para a transformação

“Nós acreditamos que a formação é o grande alicerce para a transformação e, principalmente, que todos nós somos capazes protagonizar a nossa própria história. Uma cidade boa se constrói a partir das pessoas. Por isso, primeiramente, eu quero agradecer a cada um por acreditar no Fundo Social. Também quero parabenizar por ter a coragem de sair de casa, concluir o curso e fazer diferente”, afirmou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Estiveram presentes na cerimônia o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael de Campos; a diretora do Fundo Social, Francine Picardi; Roseli Aparecida Marino, representando a ESPRO; e membros do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI).

Os professores das turmas foram: Anayna Souza (Auxiliar de Cabeleireiro); Andréa Maria da Silva (Manicure e Pedicure); José Roberto de Souza (Eletricista Residencial); Andressa Trevisan (Bolos e Tortas); Jussara Righi (Costura – avançado); Ana Paula Silva Zupo (Cuidador de Idoso); e William Estevão (Workshop de Salgados para Festa e Workshop de Doces para Festa).

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/06/no-funss-historias-de-superacao-marcam-cerimonia-de-formatura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original