Poliomielite e Multivacinação: campanha é prorrogada devido à baixa adesão

Publicada em 06/09/2022 às 18:02

Para tentar alavancar a imunização de crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde prorrogou, até o dia 30 deste mês, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. No País, somente 34% das crianças de 1 a 4 anos tomaram o reforço contra Pólio. A meta é atingir 95% da população nesta faixa etária. Em Jundiaí, apenas 31,43 % do público-alvo foi vacinado, ou seja, 6.318 crianças das 20.100 aptas.

A aplicação do reforço contra Pólio para crianças de 1 a 4 anos prossegue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das salas de vacina, e nas escolas de Educação Infantil I (1 a 3 anos) da rede municipal de ensino e nas creches conveniadas, na presença dos pais ou responsáveis ou mediante autorização assinada.

A multivacinação – para crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias – continua nas UBS. Estão disponíveis 18 imunizantes contra várias doenças. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

“É importante que os pais não deixem de levar seus filhos para receber as vacinas. Se não houver esforço coletivo para aumentarmos a cobertura vacinal no Brasil, doenças erradicadas podem voltar, como ocorreu com o Sarampo. A Poliomielite é grave e não tem cura. O vírus permanece circulando em outros países. Não queremos ver o retorno da paralisia infantil”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.

Confira o endereço das UBSs

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/06/poliomielite-e-multivacinacao-campanha-e-prorrogada-devido-a-baixa-adesao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original