Procon Móvel intensifica campanha contra fraudes em empréstimos consignados

Publicada em 06/09/2022 às 15:08

Durante toda a semana – exceto nesta quarta-feira (7) – o Procon Jundiaí estará com a unidade do Procon Móvel na praça Governador Pedro de Toledo. O principal objetivo é intensificar a orientação e o alerta aos golpes de empréstimos consignados para toda a população, com ênfase nos idosos, considerados um grupo hipervulnerável.

Segundo a chefe do Procon Jundiaí, Valéria Tavares Alcântara, de janeiro a agosto de 2022 foram registradas mais de 300 reclamações relacionadas a fraudes de consignado. “Estamos aproveitando que no início do mês muitas pessoas circulam pelo centro da cidade para orientar o máximo de pessoas possível”, afirma. “A expectativa é atender entre 30 e 35 pessoas por dia nessa ação.

Ainda segundo Valéria, é importante que os consumidores fiquem atentos a dicas para evitar golpes. “Não atender telefonemas suspeitos, ver extratos bancários com frequência, fazer o bloqueio dos empréstimos consignados no INSS, não enviar documentos por fotos, são ações importantes para evitar fraudes”, explica.

O artesão Paulo Bonini, de 75 anos, conta que praticamente todos os dias ele recebe ligações e mensagens suspeitas oferecendo crédito consignado. “Eu evito atender e recuso qualquer tipo de proposta. É importante o Procon alertar para que mais pessoas façam o mesmo”, diz Paulo.

Para o Gestor de Negócios Jurídicos e Cidadania, Fernando de Souza, o Procon Móvel tem um importante papel, pois ele aproxima o cidadão dos órgãos de defesa. “A ideia é sempre alertar, orientar e defender o consumidor. Quando a gente defende o consumidor, defendemos a cidadania”, avalia.

O Procon Móvel acontece em parceria com a OAB de Jundiaí. “A OAB, assim como o Procon, atua em prol da cidadania e dos direitos das pessoas mais vulneráveis. Por isso estaremos sempre juntos nesse tipo de atividade”, argumenta o presidente da OAB, subseção de Jundiaí, Gustavo Úngaro.

Mais ações
O Procon Móvel faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo Procon Jundiaí, em alusão ao aniversário de 32 anos do Código de Defesa do Consumidor, comemorado no dia 11 de setembro. Na terça-feira (6), a entidade promoverá uma palestra para os estudantes da Unip, no campus da faculdade, com o tema “Desafio da área jurídica no “pós-pandemia”.

Por fim, no dia 30 de setembro, haverá uma visita monitorada da Comissão do Jovem Advogado da 33ª Subseção de Jundiaí à sede do Procon municipal, onde será feita uma apresentação do órgão e seus dados estatísticos, além de ações educativas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/06/procon-movel-intensifica-campanha-contra-fraudes-em-emprestimos-consignados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original