Saúde realiza busca ativa de casos de tuberculose

Publicada em 07/09/2022 às 10:20

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), realiza entre os dias 12 e 26 deste mês a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de Tuberculose – fase 2. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado, ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí. O público-alvo são pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais.

A tuberculose é uma doença causada pelo Bacilo de Koch. A transmissão ocorre por via aérea a partir de um indivíduo com tuberculose pulmonar ou laríngea que elimina bacilos através dos aerossóis produzidos pela tosse, fala e/ou espirro. Indivíduos que apresentam baciloscopia positiva no escarro (bacilíferos) são os que sustentam a cadeia de transmissão. Estima-se que um bacilífero possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas no período de um ano. No Brasil, em 2021, foram registrados 68.271 casos novos da doença. Em Jundiaí, no mesmo período, a VE registrou 93 casos. Neste ano, até agosto, foram 110 notificações.

Homem tossindo
A campanha visa, além de divulgar os sintomas da doença, orientar e conscientizar sobre a detecção precoce

“A tuberculose progride silenciosamente. É importante identificar precocemente indivíduos transmissores sintomáticos respiratórios, oferecer e proporcionar o tratamento adequado o mais rapidamente possível. Em geral, após 15 dias do início do tratamento, a transmissão de bacilos pelo paciente já se encontra bastante reduzida, porém somente com a negativação da baciloscopia é que não haverá risco de transmissão. A campanha visa, além de divulgar os sintomas da doença, orientar, conscientizar sobre a importância da detecção precocemente e identificar grande quantidade de pessoas que estão sintomáticos respiratórios a partir da busca ativa”, comenta a enfermeira da VE e responsável pelo Programa de Tuberculose em Jundiaí, Mary Jacqueline Macias Zamboti.

Entre os sintomas estão: tosse persistente por mais de três semanas, sudorese noturna, falta de ar, perda de peso, febre baixa, rouquidão e fraqueza.

Para participar da campanha, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Confira os endereços. Os exames serão oferecidos diariamente. O teste é simples, rápido e o resultado é disponibilizado em sete dias. O tratamento é oferecido gratuitamente pelas UBSs.

A primeira fase da campanha ocorreu em março, com 178 exames coletados. Desses, nove deram positivo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/07/saude-realiza-busca-ativa-de-casos-de-tuberculose/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original