BrincAR LIVRE: famílias do Criança Feliz participam de oficina de customização de ‘panão’
Publicada em 08/09/2022 às 17:45Cerca de dez famílias que recebem as visitas do programa Criança Feliz no Município participaram na manhã desta quinta-feira (08) de uma oficina de customização de panão, na Fábrica das Infâncias Japy. A proposta da atividade é que, uma vez pintado e pronto, o material possa ser usado pelas crianças para brincar e ter contato com a natureza.
Sob a mediação do orientador social Carlos Pasqualin, as famílias pintaram com tinta de tecido as formas geométricas da campanha Pé de Infância, além de intervenções livres, no pano com dois metros quadrados.
CONFIRA AS AÇÕES DO ‘BRINCAR LIVRE’ JÁ REALIZADAS
“Dentro da proposta do ‘Arzinho e Arzão’, para que as famílias reservem momentos diários de brincadeira em contato com a natureza, tomando um ‘arzinho’, e período maiores para ir brincar em um parque, para tomar um ‘arzão’, o ‘panão’ é uma ferramenta a mais que damos a essas famílias, para que elas possam ocupar esses espaços e permitam o brincar livre dessas crianças”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
A família Tenório da Silva, do Fazenda Grande, veio completa para a atividade: o pai José Heleno, a mãe Ana Paula e os filhos Carlos Eduardo (12 anos), Rute e Raquel (seis) e Ezequiel, de dois anos, que há cerca de um ano recebe as visitas do Criança Feliz. “Nosso último passeio em família foi ao Parque Botânico Eloy Chaves e faltou mesmo um pano como este para fazermos um piquenique. A ideia agora é voltar lá, já que as crianças gostaram tanto dos patos e dos peixes”, comentou Ana Paula.
Já Raimunda Soares, do Jardim Novo Horizonte, participou da atividade com as filhas Rebeca (cinco) e Ester (dois). “Esta é a primeira vez que visito a Fábrica das Infâncias e achei um lugar muito gostoso. É tão difícil reservar um horário na semana para brincar, é muita correria. Mas vou aproveitar o panão para fazer as brincadeiras com os vídeos que a visitadora apresentou”.
Para ir ao local, os participantes, todos do território vinculado ao Centro de Referência de Assistência (Cras) Oeste (antigo Cras Novo Horizonte) receberam transporte em veículo da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), além de lanche.
“Além deste contato com a natureza, esta atividade com um grupo que reside mais longe do Centro também tem por objetivo dar acesso à Fábrica das Infâncias, para que também conheçam e passem a frequentar”, explicou a supervisora do programa e coordenadora da Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Município, Larissa Souza.
Também como parte da proposta do BrincAR LIVRE, as famílias aproveitaram para conhecer o Parque Naturalizado. A instalação fica dentro da Fábrica das Infâncias e utiliza elementos do próprio local – como troncos de árvores, folhas, areia, terra e pedras – para estimular o brincar livre, o desenvolvimento psicomotor e o contato com a natureza.
Mais BrincAR LIVRE
Outras ações da proposta também têm sido desenvolvidas pela Prefeitura nos próximos meses. Entre elas estão a divulgação de materiais impressos e audiovisuais com as propostas do brincar ao ar livre; a distribuição de kits de descobertas; entre outros.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original