FabLab auxilia jundiaienses a colocarem seus projetos em prática

Publicada em 08/09/2022 às 16:54

Prestes a completar quatro anos de existência, o FabLab – laboratório de fabricação digital, localizado no Complexo Argos – é importante ferramenta para colocar em prática e transformar em realidade os sonhos e projetos dos jundiaienses que por ali passam. O espaço é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí através da Unidade de Gestão de Educação com o Sesi-SP, e não é um laboratório comum, mas que tem como foco principal o trabalho direcionado para a resolução de problemas, melhorias em processos e a busca por soluções que façam a diferença para pessoas.

Inaugurado em 2018, o espaço – primeiro FabLab municipal brasileiro e passou a integrar a Escola Inovadora – visa acabar com as limitações na hora da criação e levar alunos, professores e comunidade a se conectarem com projetos inovadores do mundo todo. O laboratório oferece equipamentos, ferramentas e expertises disponíveis para que estudantes e munícipes possam criar, explorar e transformar as ideias em realidade.

Como no caso de Eleazar de Souza Silva, professor da rede pública de Jundiaí, na educação infantil e no Atendimento Educacional Especializado, que produziu um projeto que alcança tanto os alunos com alguma deficiência quanto os demais. “O desenvolvimento do meu trabalho é baseado no desenho universal da aprendizagem e envolve uma sequência lógica que trabalha tanto a parte cognitiva como a coordenação motora”, comenta.

Eleazar mostra seu projeto voltado a alunos da rede municipal e da educação especial
Eleazar mostra seu projeto voltado a alunos da rede municipal e da educação especial

Eleazar desenvolveu um material didático baseado na diferenciação dos elementos por cores e texturas, que pode ser utilizado também por alunos com deficiência visual e auditiva. “Frequentei o espaço durante um mês e usei as ferramentas disponíveis para confeccionar o material”, completa.

“Importante enfatizar que o FabLab é um espaço aberto ao público e oferece maquinários, software e auxílio técnico a todos que trouxerem os seus projetos”, comenta Bruna Andréa Trovo, técnica de laboratório didático (faber). “A máquina de corte a laser e as impressoras 3D são as que mais fazem sucesso e buscamos sempre dar autonomia às pessoas que frequentam o local”, completa.

O FabLab da Prefeitura de Jundiaí é resultado do convênio entre o Programa Escola Inovadora e o SESI-SP, e já atendeu a aproximadamente 40 Escolas Municipais de Educação Básica, 6 mil alunos, além de 1.400 educadores. O laboratório oferece o uso dos equipamentos de alta tecnologia para a população em geral.

Wilson Delasta desenvolve projeto para a turma da faculdade de engenharia usando a máquina a laser
Wilson Delasta desenvolveu um projeto para a turma da faculdade de engenharia

Para utilizar o espaço é necessário agendamento, feito diretamente com o ‘faber’ do SESI no FabLab, que orientará o interessado sobre o funcionamento dos equipamentos, estimulando o desenvolvimento do projeto/protótipo de forma conectada globalmente com alunos, educadores, tecnólogos, pesquisadores, fabricantes e inovadores do mundo.

O FabLab fica aberto ao público em geral de segunda a sexta-feira das 16h15 às 21h30 e aos sábados das 8h às 13h. Mais informações pelo número (11) 4588-5377.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/08/fablab-auxilia-jundiaienses-a-colocarem-seus-projetos-em-pratica/
Leia mais sobre , , , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original