11ª OBAP chega á reta final reunindo alunos de todo o país e estrangeiros em Jundiaí

Publicada em 09/09/2022 às 15:18

A 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) está acontecendo em Jundiaí desde a última quarta-feira (7), na ETEC Benedito Storani, e trouxe para o município alunos não só de todas as partes do Brasil, mas também de outros três países da América do Sul: Argentina, Paraguai e Uruguai, em equipes que vieram para competir de igual para igual com as brasileiras em busca de troféus e medalhas.

A equipe paraguaia ‘Jóvenes Todo Terreno’ vem da cidade de Minga Guazú, que fica próxima à fronteira com a município brasileiro de Foz do Iguaçu, e passou por desafios antes mesmo de chegar à competição. Foram mais de 20 horas de viagem de ônibus, e o veículo que os trazia ainda teve problemas mecânicos próximo à cidade de Sorocaba, fazendo com que a viajem atrasasse. Mesmo assim, os alunos não perderam a animação e a vontade de participar do evento.

“Nosso trajeto foi uma verdadeira aventura. Tivemos problemas e atrasos, mas conseguimos chegar a tempo. Lembro de ter passado bom parte da viagem comendo”, comenta a aluna Paloma Acosta. “Tem sido uma experiência incrível, conhecer uma nova cidade e muitas pessoas de outros países era algo que eu não imaginava que fosse acontecer tão cedo”, completa.

Equipe Jóvenes Todo Terreno, do Paraguai, realiza prova prática

“Tem sido uma oportunidade única. Temos aproveitado ao máximo todas as atividades e viemos também para tentar vencer. Essa é a primeira olimpíada que participo e achei o Brasil um país muito bonito”, relata o aluno Alan Ortiz, também da equipe paraguaia.

O gestor da Unidade de Gestão de Abastecimento, Agronegócio o Turismo, Eduardo Alvarez, tem participado da organização e dado todo o apoio aos alunos durante a Olimpíada. “Estamos aqui para proporcionar uma ótima experiência aos participantes. Muitos deles nunca haviam viajado de avião ou sequer se hospedado em um hotel. A interação e o aprendizado são dois dos fatores mais importantes do evento”, afirma.

Alunos fazem visita ás estufas de cultivo protegido no Vale Verde

Cultivo Protegido

Na manhã desta sexta-feira (9), além da continuação das provas, os alunos realizaram visitas à horta do Vale Verde, que produz hortaliças convencionais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) sem a utilização de agrotóxicos e com o uso da técnica do cultivo protegido, usada para minimizar os efeitos de fatores externos como clima, pragas e doenças.

A ETEC Benedito Storani possui estufas de abobrinha, pimentão, tomate, alface, pepino e morango, cada uma adequada de acordo com as necessidades de cada muda. As de tomate, por exemplo, foram enxertadas para otimizar sua resistência e produção. Já o morango é plantado em cima de uma base chamada calha ecológica, que tem como matéria prima caixas de leite e tubos de creme dental reciclados.

Cultivo do morango utiliza calhas ecológicas
O alface é uma das hortaliças mais procuradas

A Competição

Com recorde no número de inscrições (foram 3.100 estudantes inscritos na primeira fase, a virtual), a 11ª OBAP agora recebe seus 236 finalistas, vindos de 15 estados do Brasil e de países da América Latina, que viajaram para a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, onde o evento acontece até este sábado (10).  Ao todo, são 59 equipes, formadas por um orientador e três estudantes de cursos integrados e subsequentes ao Ensino Médio.

Os competidores têm passado por provas práticas e teóricas, que podem ser em equipe ou individuais, e os vencedores serão anunciados neste sábado. Para a prova teórica foi aplicado um questionário com dez questões de múltipla escolha e dois problemas discursivos. Entre as temáticas cobradas, o teste abordou tópicos como adubação e fertilização; agricultura; comportamento e bem-estar animal; inseminação artificial de bovinos; mecanização agrícola; topografia; entre outros. Para as atividades práticas, foram montadas as estruturas para as provas de inseminação artificial bovina e regulagem de máquina agrícola para a semeadura, além de provas em laboratório.

Assessoria de imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/09/11a-obap-chega-a-reta-final-reunindo-alunos-de-todo-o-pais-e-estrangeiros-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original