Visita ao Museu Ferroviários, concerto da Orquestra Sinfônica, movimento Slow Kids e exposições marcam o final de semana na cidade

Publicada em 09/09/2022 às 11:07

Após um longo período de portas fechadas para visitação do público, o Museu da Cia. Paulista – Museu Ferroviário, – no antigo Complexo Fepasa, que agora passa a ser chamado de Expressa – está aberto a partir deste sábado (10), das 10h às 17h, com entrada gratuita. O local que passou por reforma e readequação de seus espaços, guarda em seu acervo a história da ferrovia. Um programa para toda família.

A programação cultural da cidade também reúne neste final de semana, mais duas ações imperdíveis e gratuitas. As duas serão realizadas neste sábado(10).

A primeira será no Expressa (Complexo Fepasa) quando uma série de atrações culturais gratuitas voltadas para as crianças e seus cuidadores, pelo programa municipal Cidade das Crianças, inteiramente grátis, acontecerão das 10h às 18h, com intervenções, contações de histórias, shows musicais e atividades com a terra, com incentivo às brincadeiras ao ar livre, contato com a natureza e resgate do contato das crianças e de seus cuidadores.

As atrações integram o movimento “Slow Kids”, que defende a desaceleração da rotina da criança e a valorização do tempo livre na infância, numa iniciativa concebida pelo Instituto Alana, importante parceira da Prefeitura para temas voltados ao planejamento urbanístico com foco na infância. A programação completa pode ser conferida no site da Cultura.

A segunda será no período da noite, no Teatro Polytheama, quando um concerto em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil será apresentado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí, com regência da maestrina Claudia Feres. O concerto trará em seu programa, duas obras compostas pelo imperador Dom Pedro I – “Hino à Independência” e “Credo do Imperador” -, além de obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, como “Rapto do Serralho” e “Exultate Jubilate”.

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí no Polytheama neste sábado

O espetáculo programado para às 20h, contará ainda com as participações especiais da soprano Regiane Martinez e do Madrigal Vivace, sobe a regência de Vasti Atique. Os ingressos gratuitos ficam disponíveis tanto pela plataforma Sympla quanto diretamente na bilheteria do Teatro. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

Mas tem muito mais Cultura acontecendo na cidade. Confira:

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

Dentro da sua programação semanal para crianças e seus cuidadores, a Biblioteca Nelson Foot (BNF) promove neste sábado (10) duas atividades gratuitas em seus espaços: das 11h às 12h, mais uma sessão do projeto “Lê no Ninho” e das 12h às 13h, Contação de História, com a atriz, contadora de histórias e produtora Luiza Bitencourt.

Luiza Bitencourt e Gabriel Pereira se apresentam na Biblioteca

O público também poderá conferir na Galeria Jundiaí, da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF) a exposição “ Fluindo com os Anjos”, da Design de Interiores Juliana Lopes Ferreira – Ju Le Fer. Essa mostra, marca a sua estreia no mundo das artes visuais, com suas pinturas abstratas em telas.

A Biblioteca Municipal funciona dentro do Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2110.

Expressa (Complexo Fepasa)

Das 10h às 18h, movimento Slow Kids, com intervenções, contações de histórias, shows musicais e atividades com a terra, com incentivo às brincadeiras ao ar livre, contato com a natureza e resgate do contato das crianças e de seus cuidadores.

A programação será no jardim frontal do Complexo. A Cia. Contando com Encanto apresenta a sua contação de histórias na abertura, às 10h, e novamente às 16h. Já o grupo Charanga da Tramp apresenta o seu Cortejo, performance teatral brincante, em dois horários, às 11h e às 14h30.

Das 10 às 18 horas Complexo Fepasa recebe as atrações do movimento Slow Kids

Pelo conceito “Slow Kids”, são três as intervenções do grupo Loa Terra para o incentivo ao contato da criança com a natureza. Às 10h30, tem Espiral de Ervas, para a montagem de um canteiro de ervas aromáticas no local. Já às 12h e 15h30 será a vez da oficina de horta para crianças, com o plantio de verduras e legumes. E às 13h terá a oficina de Sementes Mágicas, que irá propor à criançada o plantio de sementes em recipientes para levarem para casa e cuidar.

Às 15h30, na Sala Jundiaí, será montada a Estação Maritaca, instalação de estúdio de rádio cenográfico para que as crianças interajam e aprendam mais sobre a história do espaço.

O show musical de encerramento está previsto para as 17h, com a Banda Beatles para Crianças, show de Rock para crianças, que, por meio de histórias contadas e cantadas, revisita o repertório da mais famosa banda de Liverpool. Escolha não por acaso: além do sucesso que faz com a criançada, a banda também remete à inspiração britânica, presente na arquitetura e motivação para a construção do Complexo Fepasa.

Ao longo do dia, outras intervenções e brincadeiras tradicionais estarão disponíveis para a criançada, como as estações de BrincAR Livre numa Kombi dos Sonhos, cangas para a realização de piquenique e uma estação interativa da Loa Terra chamada “De onde vêm os alimentos”.

Também está programada a presença do “Homem Refluxo”, performance artística desenvolvida por Peri Pane, que, juntando os resíduos dispensados durante a programação em sua capa plástica transparente, trabalha a conscientização dos participantes sobre a produção do lixo e a necessidade dos cuidados com o meio ambiente.

O Expressa (Complexo Fepasa) fica, na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Ponte de Campinas. No local há estacionamento gratuito. Mais informações pelo telefone (11) 4589-6800.

Fábrica das Infâncias Japy

A Fábrica das Infâncias Japy recebe neste final de semana mais duas programações culturais voltadas para o público infantojuvenil, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) pelo programa municipal Cidade das Crianças. As atrações têm entrada gratuita e são voltadas para crianças de quatro a onze anos.

Respeitável Público se apresenta sábado na Fábrica

Neste sábado (10), a partir das 10h30, a Cia. Respeitável Público, apresenta “Furando a Lona”, um espetáculo onde  Nina, uma contadora de histórias que ao recordar sua infância lembra-se de um dia de aventura quando morava em sua antiga cidade com sua avó. Nina resolve furar uma lona de circo que tinha próximo da sua casa e espia o universo circense, lá conhece o apresentador do circo e juntos desvendam todas as histórias e números apresentados dentro de narrativas lúdicas e que contam com a participação da plateia.  No espetáculo ainda são apresentados números de malabarismo, contorção, mágica e teatro de palitos, tudo isso dentro de um cenário colorido e lúdico.

Já no domingo (11), também a partir das 10h30, a programação traz o ator André Farias com o espetáculo “ Enrolado”, onde Rolo, um diretor de cinema, chega antes do elenco ao local onde será gravado o filme, “Margarina e o sumiço de Manteiga” e, como o elenco demora para chegar, ele conversa com a plateia e explica o que vai acontecer. Aproveita para montar o cenário, quando de repente, recebe algumas ligações. A primeira é de seu Diretor Geral, bravo homem, perguntando se está tudo correto para o início da gravação do filme, pois, nesse dia, o maior astro do cinema irá assistir. As outras ligações são do elenco dizendo que tiveram diversos contratempos e que não chegarão para a gravação. Desesperado, “Rolo” se depara com a responsabilidade de fazer o filme. Então, explica divertidamente par o público os conceitos do teatro como interpretação, voz, entonação, escolhe o elenco na hora, ensaia, coloca adereços e junto com a plateia, realizam o filme.

O ator André Farias apresenta “Enrolados” na Fábrica Japy

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens.  A entrada é gratuita e será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone (11) 4521-0971

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

O público poderá visitar os jardins do local durante o final de semana sempre das 10h às 17h. A entrada é gratuita.  Nesta visita será possível conhecer as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

Já as salas que compõem o Museu permanecem fechadas pois estão sendo preparadas para uma nova exposição a ser aberta ao público nos próximos dias. O Museu funciona de terça a domingo, sempre das 10h às 17h e está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259

Além de revitalizados, jardins foram reabertos com acesso direto pelo Calçadão da rua Barão de Jundiaí

Pinacoteca

Aberta no final de semana das 10h às 17h. O público poderá conferir as exposições: “Além do Visível”, da artista Mariana Morishita e “Patrimônio em Xeque#”, de Isabela Moreno, ambos projetos selecionados pelo edital lançado pela Fundação Casa da Cultura, para a temporada 2022 de Artes Visuais da IV Expoartes no Centro Jundiaiense de Cultura, podem ser visitadas pelo público.

Na Pinacoteca três exposições podem ser visitadas pelo público além das obras do acervo permanente

Também a exposição “Corpes Prováveis”, da artista Bella Tozini, que chega em Jundiaí por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, pode ser visitada na Pinacoteca. A classificação indicativa é de 16 anos. “Corpes Prováveis” reúne retratos de pessoas da comunidade LGBTQIA + com expressões dissidentes, em seus momentos mais privados e ocasionalmente vulneráveis, muitas vezes em espaços domésticos.

O visitante poderá conhecer também, as obras dos artistas Diógenes Duarte Paes (patrono da Pinacoteca), com suas famosas aquarelas e também, as obras dos consagrados artistas Elvio Santiago e Inos Corradin, que compõem o acervo permanente da Pinacoteca.

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Polytheama

O teatro recebe neste sábado (10), a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiai, para um concerto em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

A apresentação contará ainda com as participações especiais da soprano Regiane Martinez e do Madrigal Vivace. No programa, constam peças de autoria de Dom Pedro I.

A entrada é gratuita e os ingressos – dois por pessoa – podem ser retirados na bilheteria do teatro ou pela Internet, na plataforma Sympla.

No domingo, a partir das 15h, a apresentação do espetáculo infantil “Encanto – O Musical”. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pela internet na plataforma Sympla. Mais informações (11) 4586-2472.

Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Polytheama)

No local está acontecendo a exposição “Ferida Aberta”, do artista plástico Vulgoxis. O horário de visitação aos sábados é das 10h às 13h. Entrada grátis.

Uma das obras em exposição na Galeria do Polytheama

Pracinha da Cultura antigo CEU das Artes

Nesta sexta-feira (09), tem sessão de cinema do projeto Super Tela, a partir das 19h, com entrada gratuita. O filme desta semana é “A bússola de ouro”, que tem classificação indicativa Livre. A entrada é por ordem de chegada e são 40 lugares. O espaço cultural está localizado na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110. Mais informações 4521-6193.

CEU do Vista Alegre tem sessão de cinema gratuita toda sexta-feira

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/09/visita-ao-museu-dos-ferroviarios-concerto-da-orquestra-sinfonica-movimento-slow-kids-e-exposicoes-marcam-o-final-de-semana-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original