Capacitação sobre formação de leitores reúne profissionais da região na Biblioteca Municipal

Publicada em 12/09/2022 às 17:35

Cerca de 30 profissionais, entre bibliotecários e professores de toda a região, participam ao longo desta segunda-feira (12) de uma capacitação na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot sobre formação de leitores por meio de mediação lúdica.

Com tema “Ler, mediar e narrar: a formação de leitores literários”, o encontro foi mediado pelo professor doutor Cleber Fabiano e foi promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Como explica a bibliotecária Michele Bueno, a capacitação foi viabilizada a Jundiaí a pedido da Biblioteca, por meio de inscrição em edital. “Solicitamos a vinda de um profissional que compartilhasse a arte de mediar histórias e fomos contemplados com a vinda do professor Fabiano, que já desenvolve um trabalho de jogos literários para o estímulo à leitura. Como a proposta é a formação de equipes de toda a região, fizemos contato também com as bibliotecas de Municípios do entorno, como Itatiba, Várzea Paulista, Campinas, Jarinu, entre outros, para que também pudessem participar”.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, a formação vai ao encontro do trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Biblioteca. “Além de todas as iniciativas de incentivo à leitura, a Biblioteca passou a contar com programações gratuitas aos sábados com este mesmo objetivo, por meio do programa municipal Cidade das Crianças. Por meio desta capacitação, esperamos que estes profissionais e demais interessados participem também cada vez mais da nossa programação e a divulguem entre os seus pequenos leitores”, comentou.

Auditório da Biblioteca Municipal, com poltronas de estofado azul, carpetes de chão e parede cinzas, iluminação no teto, e pessoas sentadas assistindo à apresentação de um homem de pé, falando, gesticulando e segurando microfone
Formação no auditório segue ao longo do dia para a equipe da Biblioteca e demais inscritos gratuitamente

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/12/capacitacao-sobre-formacao-de-leitores-reune-profissionais-da-regiao-na-biblioteca-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original