Programa ‘Criança Feliz’ distribui material com brincadeiras da proposta ‘BrincAR LIVRE’

Publicada em 13/09/2022 às 09:29

Como parte das ações de incentivo à brincadeira e ao contato com a natureza pela proposta “BrincAR LIVRE”, os visitadores do programa Criança Feliz têm distribuído materiais impressos com dicas e sugestões para que os cuidadores apliquem com as crianças que integram o programa.

Durante a visita desta semana, a visitadora Valéria Neves entregou o material explicativo da primeira semana. A pequena Isabelly Nascimento, de dois anos, recebeu a visita acompanhada da mãe, a técnica em Informática Elisabete, com quem mora no Fazenda Grande, junto com o pai e com a irmã Rebeca, de dez anos.

CONFIRA AS AÇÕES DO ‘BRINCAR LIVRE’ JÁ REALIZADAS

Elisabete aprovou a iniciativa. “A Isabelly é uma criança ‘espoleta’. Ela brinca muito pouco com o celular, porque gosta mesmo é de brincar na água, na terra e na areia. Quando eu dou banho nela depois que ela volta do parquinho, o box é pura areia, de tanto que ela se diverte. Estamos esperando o tempo melhorar para voltar ao Mundo das Crianças, pois quando vamos lá ela não quer saber de outra coisa senão os brinquedos com água. Por isso vamos aproveitar muito este material do ‘BrincAR LIVRE’”, comentou.

Mulher sentada sobre sofá entrega folhetos de papel preto e branco e colorido para mulher sentada no mesmo sofá e segurando menina à sua frente
A pequena Isabelly foi uma da crianças visitadas pelo programa Criança Feliz que receberam o material de divulgação

O “BrincAR LIVRE” é uma iniciativa da Rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte, e é viabilizada pela Allma Hub Criativo. Em Jundiaí, a proposta integra as ações da Prefeitura pelo programa municipal Cidade das Crianças, por meio de ações como: veiculação de materiais audiovisuais sobre a importância do brincar e do contato com a natureza; a distribuição de kits de descobertas, composto por saquinho, folheto e moldura em prisma que incentivam o olhar e ação da criança a observar, interagir e colher elementos naturais; e o incentivo para que as famílias reservem momentos diários mais curtos e semanais mais duradouros de brincadeiras livres e de contato com a natureza.

“Em Jundiaí, Cidade das Crianças, a brincadeira é levada muito à sério, pois ela cumpre um papel fundamental tanto no pleno desenvolvimento infantil como na criação de vínculos afetivos das crianças com seus cuidadores. Nossa proposta é sensibilizar os cuidadores, para que reservem horários diários e semanais para brincar com seus filhos e netos, e que também resgatem as brincadeiras de que mais gostavam quando eram crianças, criando esta troca de experiências e de afetos entre as gerações”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é um dos porta-vozes da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/13/programa-crianca-feliz-distribui-material-com-brincadeiras-da-proposta-brincar-livre/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original