3ª FLIJ: Teatro de mamulengos anima o fim de tarde da Pracinha da Cultura do Vista Alegre

Publicada em 21/09/2022 às 12:03

O fim de tarde dessa terça-feira (20) na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) contou com a animação do público infantojuvenil ao assistir ao espetáculo “O São João dos Mamulengos”, apresentado pela companhia paulistana Cia. O que de que. A atração gratuita fez parte da programação da 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ).

Inspirada em clássicos do teatro de mamulengos, tipo de fantoche típico da tradição nordestina brasileira, a peça conta a história de Rosinha, que resolve confrontar seu pai e não casar com o esposo escolhido por ele.

CONFIRA AS FOTOS DA 3ª FLIJ

Grupo de crianças sentadas em plateia de cadeiras de plástico pretas, com estrutura de apresentação com estampa florida, com bonecos e cenário, e atriz à frente
A garotada do bairro acompanhou atenta a apresentação

Uma das mais atentas da plateia era Ana Vitória Camargo, de 11 anos, moradora do bairro. “Eu soube da apresentação, pois participo de quatro oficinas culturais daqui da Pracinha: teatro, muay thai, jiu jitsu e violão. Nunca tinha visto um teatro assim, com bonecos. E achei diferente, pois os atores tinham que mudar de voz para interpretar”, comentou.

O diretor do Departamento de Cultura da UGC, João Carlos De Luca, ressaltou a importância da descentralização da programação. “Neste ano em que retomamos as atividades presenciais da FLIJ, optamos por levar as programações também para o Vista Alegre, na Pracinha da Cultura, onde há uma Biblioteca vinculada à nossa Biblioteca Municipal. A proposta é levar a programação até os bairros, para também incentivar a população a conhecer os demais equipamentos culturais”.

Duas mulheres com roupas de festas juninas apresentam um fantoche para menina, em estrutura atrás deum palco de madeira de apresentação teatral
Ao final do espetáculo, Ana Vitória teve o privilégio de conhecer os bastidores e conhecer melhor os atores e os bonecos da peça

Mais FLIJ
A 3ª FLIJ é uma realização da UGC, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Jundiaí (CMPC) e promoção da Cultura – Fundação Padre Anchieta e da TVTEM.

A programação segue até este domingo (25), com novas atrações gratuitas na Pracinha da Cultura, na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (Complexo Argos) e na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), no Centro.

Entre as atrações estão mesas temáticas, feira literária com autores locais, intervenção poética, apresentação de Cordel, oficina de xilogravura, sarau, workshop, palestra, apresentação teatral, recreação no espaço infantil, jogos, brincadeiras literárias, e até mesmo uma parada Cosplay.

A programação completa pode ser consultada no hotsite da FLIJ.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/21/3a-flij-teatro-de-mamulengos-anima-o-fim-de-tarde-da-pracinha-da-cultura-do-vista-alegre/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original